As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

1 min

Marcel Breuer
favoritos

Arquiteto e designer húngaro-americano, Marcel Breuer nasceu a 21 de maio de 1902, em Pécs, na Hungria, e faleceu a 1 de julho de 1981, em Nova Iorque. Um dos principais discípulos da famosa escola artística alemã Bauhaus, que foi a primeira a ensinar arte moderna e a considerar a importância do design industrial. Breuer foi também um dos seus principais professores.
Iniciou a sua atividade profissional em Berlim (1928) mas, perseguido pela política hitleriana, foi obrigado a refugiar-se em Inglaterra. Desta primeira fase da sua carreira ficou sobretudo o desenho de mobilário, nomeadamente as cadeiras de estrutura metálica de que foi inventor.
Em 1937, vai para os Estados Unidos, onde colabora com Walter Gropius um dos fundadores da Bauhaus, e ensina na Universidade de Harvard. É neste país que desenvolve a maior parte da sua obra arquitetónica. Em 1952, adquire notabilidade internacional ao projetar a sede da UNESCO em Paris. A sua obra apresenta uma enorme variedade de soluções, pois Breuer advoga que cada caso tem uma solução particular, caracterizando-se no entanto por uma grande clareza da estrutura formal e da organização funcional.
A fase final da sua carreira caracteriza-se por uma maior expressividade, começa a explorar a plasticidade do betão armado.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Marcel Breuer na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-20 00:49:23]. Disponível em

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron