Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

Maria João Pires
favoritos

Pianista portuguesa, nasceu em 1944, em Lisboa. Atuou em público, pela primeira vez, com apenas quatro anos de idade e, com cinco anos, deu o seu primeiro recital de piano. Pouco tempo depois, apresentou-se no Teatro Nacional de Madrid. Estudou no Conservatório Nacional, onde se tornou professora de Piano.

Em 1970, em Bruxelas, conquistou o 1.º prémio no Concurso Internacional Beethoven, promovido pela União Europeia de Radiodifusão.

Capa do álbum "Chopin - Concerto para piano n°1", por Maria João Pires, dirigida pelo maestro Emmanuel Krivine
O seu talento artístico foi reconhecido mais rapidamente no estrangeiro do que em Portugal, especialmente no Japão, onde obteve um enorme êxito. A sua gravação integral das sonatas de Mozart foi distinguida com três prestigiosos galardões internacionais. Também gravou várias obras de Chopin, de Bach e de Beethoven. Em 1984, foi escolhida para tocar no Festival Mozart, de Salzburgo.

Reconhecida a nível mundial como uma excelente intérprete de composições de Mozart, a pianista criou em Belgais, Castelo Branco, um centro para o estudo de artes.

Em 2002, foi galardoada com o prémio do Conselho Internacional da Música (IMC), organização pertencente à UNESCO, pelo empenho e dedicação, sempre demonstrado, à música e ao seu ensino, e, em 2006, com o Prémio Internacional de Música Dom Juan de Borbón, concedido pela fundação com o mesmo nome.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Maria João Pires na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$maria-joao-pires [visualizado em 2025-06-15 10:31:29].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac