Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

1 min

Mariana Cascais
favoritos

Socióloga e política portuguesa, nascida em 1946, é licenciada em Sociologia e doutorada em Sociologia Rural e Urbana pela Universidade de Évora.
Ao longo de 22 anos foi docente universitária, tendo lecionado nas universidades de Évora, Moderna e Lusíada, nomeadamente as disciplinas de Planeamento Regional e Local, Sociologia Rural e Urbana e Instituições Regionais e Locais.
Paralelamente à carreira de docente proferiu diversas conferências em Portugal e no estrangeiro sobre desenvolvimento, problemática urbana, educação e o papel da mulher. Como militante do Centro Democrático Social-Partido Popular foi candidata à presidência da Câmara Municipal de Évora, em 1987, para doze anos depois se candidatar à Assembleia da República pelo círculo de Évora.
Entretanto, participou em 1998 na campanha para o referendo nacional sobre a Lei da Interrupção Voluntária da Gravidez, integrando os movimentos pró-vida.
Em abril de 2002, foi convidada a integrar o governo de coligação PSD/CDS-PP, liderado pelo social-democrata Durão Barroso, e tomou posse como Secretária de Estado da Educação.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Mariana Cascais na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-14 15:03:33]. Disponível em

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro