Marinha na Grécia Antiga
Desde tempos remotos da história, os povos fixados nas regiões do litoral usufruíram do mar para desenvolver atividades piscatórias e comerciais através da utilização de embarcações apetrechadas para enfrentar inúmeros perigos, tanto de ordem natural como de ordem humana.
A defesa destas embarcações suscitou a necessidade de haver pessoal armado a bordo e, posteriormente, as embarcações passaram a ter armamento simultaneamente ofensivo e defensivo.
De início, os barcos serviam as duas funções: a guerreira e a comercial. Contudo, desde cedo que se registou uma tendência para haver uma nítida separação entre a construção de dois tipos de barcos distintos.
Os egípcios antigos tinham já uma construção naval, embora muito incipiente, depois aperfeiçoada pelos fenícios e pelos gregos. As galés fenícias tinham, numa primeira fase, uma ordem de remos, que mais tarde evoluiu para duas ou três, respetivamente, os birremes e os trirremes, permitindo a colocação dos remadores em alturas diferenciadas e o aumento da cedência e velocidade da embarcação.
Este género de embarcação tinha como principal arma de ataque um esporão colocado à proa, usado em caso de combate, pois o objetivo destas galés era abalroar os barcos inimigos e rasgar o seu costado.
Os Persas, após terem dominado a região da Ásia Menor, voltaram-se para a Grécia; todavia foram travados pela força da armada grega que, na Batalha de Salamina, cerca 480 a. C., derrotou por completo os persas. O sucesso da marinha grega nesta batalha naval foi inteiramente conseguido pelas suas galés que, além desta ação militar, haviam permitido aos gregos a sua instalação na Sicília e no Sul de Itália por volta de 800 a. C., e a supremacia sobre o Mediterrâneo até à chegada dos romanos, no último quartel do século III a. C..
-
ItáliaGeografia País do Sul da Europa. Ocupa a Península Itálica, identificada pela sua forma em "bota". A...
-
SicíliaIlha da Itália. Banhada pelo mar Mediterrâneo, a sul, e pelo mar Tirreno, a norte, está separada a l...
-
Batalha de SalaminaBatalha naval que opôs a frota persa, liderada por Xerxes, à grega, comandada por Temístocles. O aco...
-
GréciaGeografia País do Sudeste da Europa, no Sul da Península Balcânica. Faz fronteira com a Albânia, a M...
-
periodizaçãoO tempo é, para a História, um dos fatores mais importantes. Perceber e estudar a História seria imp
-
PerestroikaPolítica reformista conduzida, na década de 80, pelo presidente Mikhail Gorbachev, que abriu as port
-
Plebeus RomanosA sociedade romana, desigual e esclavagista, distinguia, na essência, dois tipos de pessoas: os home
-
patríciosOs patrícios eram em Roma a classe mais prestigiada, a aristocracia com raízes mais antigas, opondo-
-
PelagianismoPelágio foi um monge de origem bretã (Ilhas Britânicas, c. 350-54 - Palestina c. 425), de que pouco
-
Patriciado RomanoPatrício designa descendente de pai livre ou de nobre. Eram os descendentes dos primeiros senadores