Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura3 min

Mário de Carvalho
favoritos

Mário de Carvalho nasceu em 1944, em Lisboa. Formado em direito, estreou-se como escritor em 1981 com a publicação de Contos da Sétima Esfera, livro que surpreendeu pela abordagem ficcional e a inusitada atmosfera, entre o maravilhoso e o fantástico.
 
Desde então, tem mantido um ritmo de publicação e um nível de crítica das suas obras que o situam entre os mais importantes ficcionistas portugueses da atualidade.
 
Mário de Carvalho foi galardoado com vários prémios literários, nomeadamente os Grandes Prémios de Romance e Novela, Conto e Teatro da APE, o prémio do Pen Clube Português e o prémio internacional Pégaso de Literatura.
 
Em 2020, foi distinguido com o Grande Prémio da Crónica e Dispersos Literários, da APE, pela obra O que eu ouvi na barrica das maçãs, e, em 2022, o seu De maneira que é claro... conquistou o Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga, da APE.
 
Traduzidas em várias línguas, obras como Os Alferes, A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho, Um Deus Passeando pela Brisa da Tarde, O Varandim seguido de Ocaso em Carvangel, A Liberdade de Pátio ou Epítome de Pecados e Tentações são prova da versatilidade do autor.

Mário de Carvalho, escritor e advogado nascido em 1944
O "Livro Grande de Tebas, Navio e Mariana" (1982), de Mário de Carvalho, recebeu o Prémio da Cidade de Lisboa
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Mário de Carvalho na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$mario-de-carvalho [visualizado em 2025-07-20 05:35:03].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix