Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

3 min

Mário de Carvalho
favoritos

Mário de Carvalho nasceu em 1944, em Lisboa. Formado em direito, estreou-se como escritor em 1981 com a publicação de Contos da Sétima Esfera, livro que surpreendeu pela abordagem ficcional e a inusitada atmosfera, entre o maravilhoso e o fantástico.
 
Desde então, tem mantido um ritmo de publicação e um nível de crítica das suas obras que o situam entre os mais importantes ficcionistas portugueses da atualidade.
 
Mário de Carvalho foi galardoado com vários prémios literários, nomeadamente os Grandes Prémios de Romance e Novela, Conto e Teatro da APE, o prémio do Pen Clube Português e o prémio internacional Pégaso de Literatura.
 
Em 2020, foi distinguido com o Grande Prémio da Crónica e Dispersos Literários, da APE, pela obra O que eu ouvi na barrica das maçãs, e, em 2022, o seu De maneira que é claro... conquistou o Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga, da APE.
 
Traduzidas em várias línguas, obras como Os Alferes, A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho, Um Deus Passeando pela Brisa da Tarde, O Varandim seguido de Ocaso em Carvangel, A Liberdade de Pátio ou Epítome de Pecados e Tentações são prova da versatilidade do autor.

Mário de Carvalho, escritor e advogado nascido em 1944
O "Livro Grande de Tebas, Navio e Mariana" (1982), de Mário de Carvalho, recebeu o Prémio da Cidade de Lisboa
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Mário de Carvalho na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-05-21 22:53:20]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe