Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

1 min

Mark Rothko
favoritos

Pintor norte-americano, Marcus Rothkowitz nasceu em 1903, em Dvinsky (atualmente designada por Daugavpils), na Rússia.
Em 1910, emigrou para os Estados Unidos da América e frequenta a Universidade de Yale entre 1921 e 1923. Em seguida instala-se em Nova Iorque onde estuda na Art Students (1924-1926).

Realizou a sua primeira exposição individual nesta cidade em 1933. Em 1940 mudou o nome para Mark Rothko. Nesta década, sob influência do Surrealismo, desenvolveu um estilo mais pessoal, abordando temáticas ligadas à religião, à mitologia e à filosofia de Jung.
Depois da Segunda Guerra Mundial, Rothko abandonou a figuração, desenvolvendo uma linguagem que se integra no movimento do Expressionismo Abstrato, de que foi um dos pioneiros a par de Jackson Pollock, Franz Kline e Adolph Gottlieb.

Este autor exprimia-se mais pelo uso de grandes áreas de cor do que pelos gestos ou pela dinâmica da composição que caracterizam a obra de outros pintores que formavam parte do Expressionismo Abstrato. Daí a designação da sua obra pelo termo "impressionismo abstrato" ou por "color-field painting".

Os quadros "Number 10", de 1950, "Earth and green", de 1955, e "Four darks in red, de 1958, constituem um bom exemplo deste estilo. Outro dos seus trabalhos mais interessantes é a pintura "Red on Marron", de 1959, apresenta uma mancha vermelha sobre um fundo carmim, negando qualquer contraste nítido entre figura e fundo.
O cromatismo contido e subtil e a sobreposição de tons muito semelhantes introduzem uma atmosfera sublime mas serena que transmite uma pesquisa paciente e medita sobre as qualidades expressivas e percetivas da cor.

Em 1961, o museu de Arte Moderna de Nova Iorque consagrou-lhe uma vasta retrospetiva. Algumas das suas últimas obras foram as pinturas realizadas para a igreja ecuménica de Houston (1967-1969).
Rothko suicidou-se em 1970, em Nova Iorque.

Mark Rothko
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Mark Rothko na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-20 19:10:22]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez