Markku Alen
Piloto finlandês nascido a 15 de fevereiro de 1951, em Helsínquia.
Com apenas 17 anos, começou a correr em provas na Finlândia com um Renault 8 Gordino. Rapidamente se tornou num dos melhores pilotos do seu país e, cinco anos depois, em 1973, fez a sua estreia em provas do Mundial de Ralis. A primeira corrida nesta categoria foi o Rali Mil Lagos, no seu país natal, ao volante de um Volvo 142.
Em 1974 iniciou uma longa ligação ao Grupo Fiat e passou a dispor de um competitivo Fiat 124 Abarth. Nesse ano deu nas vistas em diversas provas, nomeadamente no Rali de Portugal, prova na qual se viria a tornar um especialista. Em 1975 venceu pela primeira vez em Portugal e começou aí a ser um dos pilotos mais apreciados pelo público português.
Em 1978, com um Fiat 131 Abarth, venceu a Taça FIA (Federação Internacional de Automobilismo), na altura a mais importante competição do mundo de ralis a nível de pilotos. Só no ano seguinte foi criado o Campeonato do Mundo de Ralis.
Sempre ligado ao grupo Fiat, Alen correu posteriormente com carros Lancia de Grupo B, nomeadamente o modelo 037. Apesar do Lancia 037 ser menos potente que a concorrência (Audi), a marca italiana venceu o Mundial de Marcas em 1983, graças às boas prestações de Alen.
Em 1986, Markku Alen esteve muito perto de se sagrar campeão do mundo e chegou mesmo a festejar o título após ganhar com um Lancia Delta S4 a última prova do mundial, o Rali Olympus, nos Estados Unidos da América. Alen estava confiante que um protesto que sua equipa interpusera contra Juha Kankkunen e Peugeot por alegadas irregularidades iria ser aceite pela FIA. No entanto, este organismo deu razão à Peugeot e o título de campeão do Mundo foi entregue a Kankkunen
Em 1987 foram banidos os potentes carros de Grupo B e Alen passou a contar com um Delta HF 4WD de Grupo A. Nesse ano, foi terceiro no Mundial e em 1988 segundo, desta vez atrás do italiano Massimo Biasion. Em 1988 venceu pela última vez uma prova do Mundial, o Rali da Suécia, mas ainda participou no campeonato até à edição de 1992. A partir daí, limitou-se a participações esporádicas em provas do Mundial.
Ao longo da sua carreira venceu dezanove ralis do Mundial, cinco dos quais no Mil Lagos, na Finlândia.
Posteriormente, a sua atividade como piloto prosseguiu no campeonato Andros, caracterizado por ser corrido em pistas de gelo. Markku Alen competia pela equipa da marca alemã Opel.
Com apenas 17 anos, começou a correr em provas na Finlândia com um Renault 8 Gordino. Rapidamente se tornou num dos melhores pilotos do seu país e, cinco anos depois, em 1973, fez a sua estreia em provas do Mundial de Ralis. A primeira corrida nesta categoria foi o Rali Mil Lagos, no seu país natal, ao volante de um Volvo 142.
Em 1974 iniciou uma longa ligação ao Grupo Fiat e passou a dispor de um competitivo Fiat 124 Abarth. Nesse ano deu nas vistas em diversas provas, nomeadamente no Rali de Portugal, prova na qual se viria a tornar um especialista. Em 1975 venceu pela primeira vez em Portugal e começou aí a ser um dos pilotos mais apreciados pelo público português.
Sempre ligado ao grupo Fiat, Alen correu posteriormente com carros Lancia de Grupo B, nomeadamente o modelo 037. Apesar do Lancia 037 ser menos potente que a concorrência (Audi), a marca italiana venceu o Mundial de Marcas em 1983, graças às boas prestações de Alen.
Em 1986, Markku Alen esteve muito perto de se sagrar campeão do mundo e chegou mesmo a festejar o título após ganhar com um Lancia Delta S4 a última prova do mundial, o Rali Olympus, nos Estados Unidos da América. Alen estava confiante que um protesto que sua equipa interpusera contra Juha Kankkunen e Peugeot por alegadas irregularidades iria ser aceite pela FIA. No entanto, este organismo deu razão à Peugeot e o título de campeão do Mundo foi entregue a Kankkunen
Em 1987 foram banidos os potentes carros de Grupo B e Alen passou a contar com um Delta HF 4WD de Grupo A. Nesse ano, foi terceiro no Mundial e em 1988 segundo, desta vez atrás do italiano Massimo Biasion. Em 1988 venceu pela última vez uma prova do Mundial, o Rali da Suécia, mas ainda participou no campeonato até à edição de 1992. A partir daí, limitou-se a participações esporádicas em provas do Mundial.
Ao longo da sua carreira venceu dezanove ralis do Mundial, cinco dos quais no Mil Lagos, na Finlândia.
Posteriormente, a sua atividade como piloto prosseguiu no campeonato Andros, caracterizado por ser corrido em pistas de gelo. Markku Alen competia pela equipa da marca alemã Opel.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – Markku Alen na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-28 09:27:35]. Disponível em
Outros artigos
-
OpelA fábrica alemã de automóveis Opel foi fundada em 1898, em Ruszelsheim, por cinco irmãos da família ...
-
LagosAspetos Geográficos O concelho de Lagos, do distrito de Faro, localiza-se no Algarve (NUT II e NUT I...
-
PeugeotEm 1890 foi fundada em França, na localidade de Valentigney, uma empresa com o nome Os Filhos dos Ir...
-
Juha KankkunenPiloto finlandês, nasceu a 21 de abril de 1959, em Laukaa. Kankkunen começou oficialmente a competir...
-
Estados Unidos da AméricaGeografia País da América do Norte. É constituído por um distrito federal - Colúmbia - e 50 estados:...
-
LanciaA marca italiana de automóveis Lancia foi fundada em 1906, em Turim, por Vincenzo Lancia e pelo seu ...
-
FiatA marca italiana de automóveis Fiat foi fundada a 11 de julho de 1899, em Turim, com a formação da s...
-
PortugalGeografia País do Sudoeste da Europa. Situado na parte ocidental da Península Ibérica, abrange uma s...
-
RenaultA marca francesa de automóveis Renault foi fundada em 1899 pelos irmãos Marcel, Louis e Fernand Rena...
-
HelsínquiaAspetos Geográficos Helsínquia está localizada numa península do golfo da Finlândia. É a capital da ...
Partilhar
Como referenciar 
Porto Editora – Markku Alen na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-28 09:27:35]. Disponível em