Marquês de Soveral
Diplomata português, de nome completo Luís Augusto Pinto de Soveral, nascido em 1850 e falecido em 1922.
Iniciou uma carreira militar na Armada, que depressa abandonou para se dedicar à carreira diplomática. Ocupou postos em diversas capitais europeias e fixou-se em Londres em 1890.
Era o ano complicado do Ultimato inglês e Soveral foi um grande obreiro dos futuros entendimentos entre os dois países, desde logo no Tratado de Windsor.
Teve influência e cultivou grandes amizades na corte britânica, incluindo o futuro Eduardo VII, e foi também íntimo do rei D. Carlos.
Foi ministro dos Negócios Estrangeiros em 1895-1897 e ascendeu ao pariato no ano seguinte. Após o 5 de outubro de 1910, remeteu-se à vida privada.
Partilhar
Como referenciar
Marquês de Soveral na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$marques-de-soveral [visualizado em 2026-06-05 17:05:01].
Outros artigos
-
EstrangeirosDedicada ao Cardeal D. Henrique, esta comédia é considerada iniciadora do teatro clássico em Portuga...
-
Eduardo VIIMonarca inglês (1841-1910), filho da rainha Vitória e do príncipe Alberto, nascido e falecido em Lon...
-
D. Afonso IITerceiro rei de Portugal (1211-1223), filho de D. Sancho I e da rainha D. Dulce, nasceu em Coimbra e
-
D. Afonso SanchesFilho bastardo de D. Dinis e de Aldonsa Rodrigues Telha, nasceu cerca de 1288 e faleceu por volta de
-
Afonso IVÉ no ato II da tragédia Castro que o rei D. Afonso discute com os conselheiros sobre a necessidade d
-
D. Afonso IVCognominado "o Bravo", foi o sétimo rei de Portugal, reinando de 1325 a 1357. Filho de D. Dinis e de
-
Afonso Lopes VieiraPoeta e ficcionista português, nasceu a 26 de janeiro de 1878, em Leiria, e morreu a 25 de janeiro d
-
José AfonsoPoeta, cantor e compositor, José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos nasceu a 2 de agosto de 1929, em
-
D. Afonso IIIQuinto rei de Portugal (1245-1279), "o Bolonhês" nasceu provavelmente em Coimbra, a 5 de maio de 121
-
Martim Afonso de SousaNavegador português nascido cerca de 1490, em Vila Viçosa, e falecido a 21 de julho de 1564, em Lisb
Partilhar
Como referenciar 
Marquês de Soveral na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$marques-de-soveral [visualizado em 2026-06-05 17:05:01].