Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

1 min

Marta de Lima
favoritos

Escritora portuguesa, de nome completo Zulmira Pires de Lima Castilho, nascida a 26 de setembro de 1914, em Linda-a-Pastora.
Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra e casada com o embaixador Guilherme de Castilho, passou grande parte da sua vida no estrangeiro. Colaborou em várias publicações periódicas, como Diário Popular, Diário de Notícias e O Século.
A sua obra de estreia, Álbum, já assumida com o pseudónimo Marta de Lima, recebeu o prémio revelação da Sociedade Portuguesa de Escritores. Para Mário Dionísio (citado numa nota de introdução a O Sabor da Vida, 1965), "Possuidora de uma visão profundamente humana e, por isso mesmo, enternecida e irónica, ao mesmo tempo, ora compreensiva, ora quase mordaz, e tão autêntica num aspeto como noutro, o que Marta de Lima traz à nossa atualidade literária feminina é o exercício da escrita como ato inteligente que não se envergonha de o ser".

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Marta de Lima na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-17 22:17:01]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez