Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

massa gravitacional
favoritos

Segundo a Lei da Gravitação de Newton, a massa gravitacional consiste numa constante que depende do corpo, de tal maneira que, dados dois corpos, a força gravitacional de atração entre eles é proporcional ao produto daquelas constantes.

O valor da massa gravitacional é, deste modo, medido de forma empírica.
A experiência demonstra que num corpo a massa inercial e a massa gravitacional coincidem. Este resultado, já estudado pelo físico Isaac Newton, foi demonstrado com o auxílio de uma balança de torção por R. Eotvos, experiência da qual parte a teoria da relatividade geral e que faz com que na prática se fale de massa em referência a qualquer das duas indistintamente.

No sentido da teoria da relatividade, a massa é unicamente uma forma de energia. Consequentemente, a massa pode ser transformada em energia e vice-versa. Portanto, existe uma única lei de conservação, a da energia, e não uma lei de conservação para a energia e outra para a massa, como no caso da mecânica clássica.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – massa gravitacional na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-29 15:22:53]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto