materialismo
O termo materialismo designa toda a doutrina ou conceção filosófica que, ao rejeitar a existência de um princípio espiritual, aponta a matéria como realidade ou substância primeira e última de qualquer ser ou fenómeno do universo.
Para o materialismo, a explicação do mundo e da totalidade do real encontra fundamentação na matéria.
Formulada na antiguidade clássica, a conceção materialista ganha relevo em diferentes enunciações doutrinárias ao longo do século XVI, sobretudo graças à observação da realidade, às experimentações e à crença na capacidade do homem.
Embora seja materialista toda a doutrina que afirma ser a matéria a única causa das coisas, há diferentes tipos de materialismo, sendo de destacar o materialismo histórico e o materialismo dialético.
Engels chamou materialismo histórico ao instrumento de interpretação da História proposto por Marx e que consiste em reconhecer aos fatores económicos um peso preponderante na determinação dos acontecimentos históricos. Para Marx, a causa determinante de toda a realidade histórica e social fundamenta-se na sua estrutura económica.
Por materialismo dialético entende-se a conceção do mundo segundo a qual só existe uma realidade material que possui um carácter dialético, ou seja, as mudanças e movimentos resultam de uma luta de contrários inerente à própria matéria. Engels é o principal mentor do materialismo dialético, apoiando a sua doutrina nos princípios da dialética hegeliana, segundo a qual o progresso se dá pela sucessão de três momentos - tese, antítese e síntese.
Enquanto o materialismo dialético se apresenta como fundamentação filosófica do materialismo histórico, este constitui a ciência da aplicação daquele aos fenómenos sociais.
-
materialismo históricoO materialismo histórico é, a par do método dialético assente no princípio da contradição através da...
-
materialismo dialéticoO materialismo dialético é conhecido como o método marxista, que se desenvolve a partir da crítica à...
-
HistóriaA História na Antiguidade Os autores clássicos, como Heródoto, Tucídides e Políbio entre os gregos, ...
-
RomantismoIntrodução Arquitetura Artes Plásticas e Decorativas Literatura Introdução O Romantismo foi um movim
-
premissaEm lógica, as premissas são as duas primeiras proposições que formam a base de um argumento de um si
-
SabatinaDo latim sabbatina, de sabbatum, sábado. Pequena tese de controvérsia que os estudantes de Filosofia
-
realidadeDesde o século VI a. C. que os pensadores se questionam sobre se a realidade é o que se apreende pel
-
serDo ponto de vista do senso comum, Ser significa aquilo que é ou pode vir a ser, independentemente da
-
presságioO presságio (do latim praesagiu) é um facto, um sinal ou indício pelo qual se pressente ou se adivin
-
sentidoSentido geralmente significa a função que permite ao corpo aperceber-se do que se passa fora dele, g