medida nova
Variedade métrica que consiste em versos decassilábicos heroicos (acentuados nas 6.ª e 10.ª sílabas). Própria da escola clássica introduzida em Portugal por Sá de Miranda (que lidou em Itália com a obra do seu criador italiano - Petrarca), este metro permite hipóteses de expressão mais variadas, na medida em que, "sendo mais longo e admitindo uma maior variedade de acentos facultativos e de pausas", torna-se mais flexível, dando maior liberdade criativa ao poeta. Por outro lado, e conforme Jacinto Prado Coelho, in Dicionário de Literatura, "adapta-se a uma poesia mais individualizada, a uma maior variedade de tom e de tema".
Foi utilizado em novos subgéneros de origem greco-latina ou italiana: a écloga, a elegia, a ode, a epístola, o epitalâmio, o epigrama, o soneto, a canção e a sextina. Para além destes subgéneros líricos, a medida nova foi também utilizada na epopeia Os Lusíadas e na tragédia.
A medida nova pressupõe um novo conceito de poesia, segundo o qual o poeta, pretendendo diferenciar-se do "trovador", não se assume como um mero artífice do verso. Quer ser muito mais que isso. Vendo a poesia como um "ser" que tem uma função doutrinária e edificante, o poeta humanista considera-se detentor de uma vocação e de um destino capaz de revelar "o mundo íntimo do amor" e de determinar o "caminho glorioso" dos homens grandes do mundo.
Manifestando-se já na lírica peninsular na primeira metade do século XV, o petrarquismo, enquanto forma nova de expressar o amor, surge recorrentemente nos cancioneiros castelhanos do século XV e nos poetas do Cancioneiro Geral. Contudo, e embora se conheçam os sonetos muito anteriores do marquês de Santillana escritos "al itálico modo" e a obra de Francisco Imperial em metros do novo estilo, o petrarquismo só criou verdadeiras raízes na península, no século XVI, com Juan Boscán e Garcilaso de la Veja.
-
Cancioneiro GeralVolumosa coletânea poética, reunida e organizada por Garcia de Resende, impressa em Lisboa, em 1516,...
-
Os LusíadasIntrodução Célebre poema épico de Luís de Camões, publicado em 1572, que, narrando a descoberta do c...
-
Sá de MirandaFrancisco Sá de Miranda nasceu em 28 de Agosto de 1481 na cidade de Coimbra. Filho de Gonçalo Mendes...
-
Alberto CaeiroConsiderado por Fernando Pessoa como Mestre dos heterónimos e do próprio Pessoa ortónimo, Caeiro exp
-
alvaTambém conhecido por alba ou alvorada, é um subgénero das cantigas de amigo que desenvolve o tema da
-
adivinhaTermo que designa um enunciado breve (sobre algo conhecido) que apela a uma resposta, contida no enu
-
Ode alcaicaOde com estrofe de quatro versos em que os dois primeiros são alcaicos, isto é, formados por quatro
-
aforismoO termo aforismo vem do grego aphorismós, para "definição" ou "sentença", e significa preceito moral
-
alegoriaFigura de estilo complexa, de carácter macro-estrutural, que é constituída por uma sequência continu
-
Ilhas AfortunadasAs Ilhas Afortunadas fazem parte da tradição clássica. Já em autores gregos aparecem referidas como