Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Mesozoico
favoritos

É a segunda das três grandes eras geológicas, compreendida entre -245 e -66,4 milhões de anos; inclui os períodos Triásico, Jurássico e Cretácico.

Durante esta era os continentes estavam separados entre si e a flora e a fauna eram muito diferentes quer das da era anterior (Paleozoico) quer das da posterior (Cenozoico).

Os répteis dominaram o Mesozoico
A meio desta era, a Laurásia, que incluía a América do Norte e a Eurásia, estava totalmente separada de Gondwana pelo Mar de Tétis. As rochas originárias desta era estão espalhadas por todos os continentes, existindo inúmeros depósitos marinhos que foram causados pelo avanço do mar em alguns períodos.

Os répteis foram, em terra, a forma de vida dominante. No período Triásico os enormes anfíbios que viviam predominantemente na água, os labirintodontes, eram abundantes, mas extinguiram-se de repente, originando o rápido crescimento de rãs e sapos. Os cotilossauros, originários do final do período Carbónico, evoluíram para diferentes grupos de répteis, tais como as tartarugas e os tocodontes. Foi a partir destes últimos que se desenvolveram os dinossauros, enormes e impressionantes: os herbívoros Apatossauros e Diplodocus, o "espinhoso" Stegossauro e o famoso carnívoro Tiranossauro.

O Pterossauro, um animal com asas semelhantes às dos morcegos, foi o antepassado das aves e um dos répteis menos adaptados.

Os dinossauros dominaram e diversificaram-se durante o Cretácico até que subitamente se extinguiram no final do período. É um dos grandes mistérios da paleontologia.

Os répteis marinhos eram muito diversificados e adaptados ao meio, distinguindo-se os notossauros, placodontes, ictiossauros, plesiossauros e mesassauros. Alguns antepassados dos peixes modernos surgiram durante o Mesozoico, destacando-se os teleósteos, com esqueleto, que se tornaram dominantes no final do Cretácico e que deram origem a muitas formas atuais, entre as quais os tubarões.

Entre os invertebrados marinhos, os mais importantes foram os amonoides, de formas direitas ou enroladas, cujos fósseis se encontram em várias zonas do planeta.

Estes seres, tal como os dinossauros, são característicos da Era Mesozoica e também desapareceram no final da mesma.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Mesozoico na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$mesozoico [visualizado em 2025-07-18 09:13:29].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix