Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

metazoário
favoritos

Os metazoários são animais pluricelulares, por oposição aos protozoários, que são unicelulares.
Os seres pluricelulares não são o resultado de uma união de células dispersas. Todas as células que constituem o organismo derivam de uma célula inicial, que por divisões sucessivas origina outras; estas, por sua vez multiplicando-se e diferenciando-se, acabam por constituir todas as que integram o organismo. As células que formam os seres pluricelulares, ao contrário do que acontece nos seres coloniais que mantêm a sua autonomia, coordenam as suas atividades em benefício do organismo de que fazem parte. Desta maneira, a atividade vital do organismo não é o simples somatório da atividade das células que o constituem, mas o resultado de um processo de integração entre elas.
Como consequência deste trabalho, as células dos seres pluricelulares especializam-se em determinadas funções. Esta diferenciação estrutural traduz-se numa divisão do trabalho fisiológico, isto é, as células repartem entre si, segundo a sua especialização, as funções vitais do organismo de que fazem parte.
A especialização celular não priva as células das suas funções básicas, especialmente de nutrição. Outras funções podem regredir segundo o grau de especialização. Por exemplo, as células nervosas, dada a sua alta especialização, perdem a capacidade de se multiplicarem.
A especialização celular conduz à formação de tecidos, que podemos definir como um conjunto de células com características semelhantes que desempenham trabalho idêntico. Os tecidos associam-se em órgãos, e estes associam-se constituindo sistemas ou aparelhos que no seu conjunto constituem o ser vivo metazoário.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – metazoário na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-05-18 11:19:49]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe