As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

1 min

Michael Faraday
favoritos

Físico e químico britânico, nascido em 1791 e falecido em 1867, foi pioneiro no campo da eletricidade, tendo inventado o motor, o gerador e o transformador elétricos. Formulou as leis da eletrólise e descobriu a indução eletromagnética. É considerado o maior físico experimental do século XIX.
O primeiro trabalho de Faraday, no campo da Física, publicado em 1821, explicava como fazer girar um magnete, aproximando-o de um fio atravessado por uma corrente elétrica. Era o início do motor elétrico.
Ao descobrir e enunciar os princípios que regiam a "indução eletromagnética", Faraday criou o gerador de corrente contínua. Estes princípios, ainda hoje largamente utilizados na construção de motores elétricos, contadores, dínamos e geradores, valeram-lhe a nomeação para presidente do Royal Institute, cargo que recusou.
Michael Faraday
Apesar dos seus feitos, não lhe foi possível interpretar todos os fenómenos observados. Embora tenha postulado que as energias elétrica e magnética se fazem sentir à distância, por ação de partículas intermediárias, não conseguiu precisar o seu pensamento. Apesar de tudo, em 1844, teve a intuição da equivalência entre matéria e energia, única chave para a explicação coerente da conversão do trabalho em energia elétrica ou magnética. No entanto, só sessenta anos mais tarde, Einstein estabeleceu a relação entre massa e energia na sua teoria da relatividade. Faraday dedicou-se também à química, tendo descoberto o benzeno e conseguiu, por meio de compressão e arrefecimento num aparelho simples que inventou, liquefazer quase todos os gases conhecidos na época.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Michael Faraday na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-01-26 02:10:31]. Disponível em

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov