As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

2 min

Miranda do Corvo
favoritos

Aspetos Geográficos
O concelho de Miranda do Corvo, do distrito de Coimbra, localiza-se na Região Centro (NUT II), no Pinhal Interior Norte (NUT III). É limitado a norte por Vila Nova de Poiares, a noroeste por Coimbra, a sudoeste por Condeixa-a-Nova e Penela, a sudeste é limitado por Lousã e Castanheira de Pera (distrito de Leiria). A área que abrange as freguesias de Miranda do Corvo e Vila Nova está situada, quase na globalidade, na extensa baixa fértil da vila até ao sopé das serras de Lousã e Espinhal. As outras freguesias situam-se numa área de encosta, mais ou menos a 130 metros de altitude, na margem direita da ribeira de um afluente do rio Ceira. Este concelho é envolvido a sul e a este por serras que oscilam entre os 661 metros e os 927 metros de altitude.
O concelho tem uma área de 126,9 km2, subdividida em 5 freguesias: Lamas, Miranda do Corvo, Rio Vide, Semide e Vila Nova.
Em 2021, o concelho apresentava 12 014 habitantes.
O natural ou habitante de Miranda do Corvo denomina-se mirandense, mirandês ou corvino.

História e Monumentos
A fundação do município remonta ao século XII, quando, em novembro de 1136, D. Afonso Henriques lhe concedeu carta de foral. O concelho tinha importância estratégica, tanto que o monarca mandou reconstruir o castelo arrasado pelos mouros em 1116. Em 1217 D. Afonso II confirmou a carta anterior, autenticando-a com um selo de chumbo. Em 1513-14 D. Manuel I concedeu uma nova carta de foral.
Do castelo restam poucos vestígios, dado que em 1700 foi dada permissão régia para que as pessoas utilizassem as pedras para a construção da Igreja Matriz e das suas próprias casas.
Como destaque histórico será ainda de referir a terceira invasão francesa desenrolada na freguesia de Lamas, que teve efeitos graves para a sua população.
Do património arquitetónico, fazem parte as ruínas do referido castelo (Torre Sineira, no monte do Calvário). É também de alguma importância a Igreja Matriz de Miranda do Corvo (final do séc. XIV), com fachada neoclássica; o Mosteiro de Santa Maria de Semide (séc. XII), fundado pela Ordem Beneditina; o Santuário do Senhor da Serra (final do séc. XIV) foi lugar de romaria em tempos mais remotos.
 

Capela do Calvário em Miranda do Corvo
Brasão do concelho de Miranda do Corvo
Miranda do Corvo
Torre sineira situada no Monte Calvário em Miranda do Corvo
Tradições, Lendas e Curiosidades
É de destacar no concelho a feira municipal, realizada todas as quartas-feiras, que é uma das mais importantes da Região Centro. A feira de Semide é mais recente e é realizada mensalmente, nos segundos domingos de cada mês. Das romarias, é das mais importantes a do Divino Senhor da Serra, realizada de 15 a 22 de agosto, que remonta já ao século XVII.
Outras festas pertencentes ao concelho de Miranda do Corvo são: a da Senhora da Piedade de Tábuas, que decorre no domingo a seguir a 8 de setembro; a Solenidade do Senhor dos Paços, realizada em todos os anos pares, organizada pela Irmandade das Almas, onde a procissão vai da Capela da Senhora da Boa Morte até ao Calvário.
O feriado municipal é no dia 1 de junho.
O artesanato típico desta região consiste na olaria, na cestaria, nas rendas e na tecelagem.
 

Economia
O setor de atividade mais importante é o terciário, que ocupa mais de 50% da população ativa do concelho. A nível industrial, a percentagem de população ativa é também significativa atingindo valores próximos de 40%. Apesar da superfície fértil da vila no sopé das serras, a atividade agrícola tem vindo a perder importância, como atividade recetora de população ativa, correspondendo a cerca de 10% na estrutura produtiva do concelho.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Miranda do Corvo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-01-25 13:03:41]. Disponível em

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov