Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

Molucas
favoritos

As Ilhas Molucas (do malaio Maluku) são um arquipélago com uma área de 74 505km2, localizado entre as Celebes e a Nova Guiné, fazendo parte da Indonésia. Estas ilhas são limitadas a sul pelo mar de Arafura, a oeste pelos mares de Banda e das Molucas, a norte pelo mar das Filipinas e a noroeste pelo mar das Celebes. As ilhas de maior dimensão são Morotai, Mayu, Halmahera, Obi, Seram, Buru, Ambon e Wetar.
As Molucas são ilhas vulcânicas (com alguns vulcões ativos) localizadas na Placa Euroasiática, mas muito próximas dos limites das placas Filipina e Australiana.
Têm um clima fortemente afetado pelas monções.
No século XVI estas ilhas eram conhecidas como Ilhas das Especiarias e uma delas foi invadida por Afonso de Albuquerque em 1511. Após a viagem de circum-navegação efetuada por Fernão de Magalhães, em 1519, que comprovou a esfericidade da Terra, fizeram-se novas demarcações dos limites do globo. As ilhas Molucas foram então usadas como referência determinando-se que as terras que estivessem a leste pertenceriam a Espanha, até Tordesilhas; as que estivessem a oeste, pertenceriam a Portugal.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Molucas na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-03-26 05:44:57]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto