monge ou monje?
A forma correta é monge.
A letra g, quando seguida de e ou de i, lê-se j , tal como em gengibre.
A mesma letra, seguida de a, o ou u, lê-se g , tal como em gato, gota e guia.
Assim sendo, monge escreve-se com g, enquanto o feminino da mesma palavra se escreve com j: monja.
Tanto o masculino como o feminino mantêm o mesmo som na última sílaba.
Partilhar
Como referenciar
Sindbad, o marinheiro na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/ [visualizado em 2026-06-26 09:42:25].