Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

O Livro de San Michele

Axel Munthe

Peregrinação

Fernão Mendes Pinto

1 min

monóxido de azoto
favoritos

O óxido de azoto, vulgarmente conhecido como monóxido de azoto ou ainda óxido nítrico, consiste numa gás incolor, cuja fórmula química é NO. Apresenta um ponto de fusão de -163,6 ºC e um ponto de ebulição de -151,8 ºC. É solúvel em água, etanol e éter. No estado líquido o monóxido de azoto é azul.
Forma-se em muitas reações envolvendo a redução de ácido nítrico, mas as reações mais convenientes para a preparação de óxido de azoto razoavelmente puro são as reações de nitrito de sódio, ácido sulfúrico e tanto iodeto de sódio como sulfato de ferro (II).

O monóxido de azoto reage prontamente com o oxigénio formando-se dióxido de azoto e com os halogéneos formando-se os haletos nitrosil. Oxida-se a ácido nítrico por agentes de oxidação fortes e é reduzido a óxido nitroso por agentes de redução.

A molécula possui um eletrão desemparelhado, o que explica o seu paramagnetismo e a cor azul no estado líquido. Este eletrão é relativamente fácil de remover formando-se o ião nitrosil (NO+), que é o ião presente em diversos compostos.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – monóxido de azoto na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-02-27 03:07:59]. Disponível em

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

O Livro de San Michele

Axel Munthe

Peregrinação

Fernão Mendes Pinto