Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

Moonspell
favoritos

Banda heavy-metal portuguesa formada em 1989 sob a designação de Morbid God.
O primeiro registo surgiu numa compilação editada por uma editora independente portuguesa, a MTM, ainda antes de gravarem a sua primeira maqueta, intitulada "Anno Satanae", em 1993. A qualidade do som dos Moonspell ficou depois comprovada com o convite por parte da editora francesa Adipocere para a gravação de um miniálbum que chegou ao mercado um ano depois. Ainda em 1994 saiu o trabalho Under the moonspell, que consagrou em definitivo o agrupamento.
Em 1995, assinaram um contrato com a editora Century Media, surgindo o álbum Wolfheart e, no anos seguinte, gravaram na Alemanha aquele que foi o segundo conjunto de originais, Irreligious. A promoção ao vivo do novo álbum foi feita com os Type O Negative, em concertos um pouco por toda a Europa.
Em 1998 surgiu Sin/Pecado. A formação estava então entregue a Fernando Ribeiro (voz), Pedro Paixão (sintetizador), Mike Gaspar (bateria), Sérgio Crestana (baixo) e Ricardo Amorim (guitarra). Em 1999, os Moonspell, então já devidamente consagrados em Portugal, na Europa e no Mundo, editaram The butterfly effect. Dois anos de trabalho foram depois necessários para Darkness and hope, um novo conjunto de originais gravado na Finlândia e que chegou ao mercado em setembro de 2001. A produção do álbum teve a responsabilidade de Hiilii, que tinha já trabalhado com bandas como os Apocalyptica ou os H.I.M.. O disco contou com uma versão de "Os senhores da Guerra", dos Madredeus, e com a participação especial de Adolfo Luxúria Canibal.
O ano de 2003 marcou o regresso dos Moonspell às edições discográficas. O lançamento de Antidote aconteceu em parceria com o escritor José Luís Peixoto, que escreveu um livro de contos inspirados nas músicas do disco. O registo foi considerado o trabalho mais arrojado do grupo, revelando a sua versatilidade e a maturidade alcançada ao longo de alguns anos de estrada. o single "Everything Invaded" teve um sucesso relevante nos adeptos deste tipo de música, especialmente na Alemanha, país onde os Moonspell reúnem um culto de seguidores bastante numeroso.
Em abril de 2006, os Moonspell editaram o álbum Memorial e, em novembro desse ano, foram eleitos o Melhor Artista Português de 2006 nos Prémios Europeus de Música da MTV.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Moonspell na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-05-22 16:25:23]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe