Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

1 min

múltiplo
favoritos

Diz-se que um determinado número inteiro a é múltiplo de um número inteiro b se ao efetuar a divisão de a por b se obtiver resto zero. Diz-se também, neste caso, que b é um divisor de a e que a é divisível por b. Por exemplo, podemos dizer que 10 é múltiplo de 2 uma vez que ao efetuar a divisão de 10 por 2 se obtém quociente 5 e resto zero. Por outras palavras, pode afirmar-se que a é múltiplo de b quando a contiver b um número inteiro de vezes.
O conceito de múltiplo é válido tanto para os números inteiros positivos como para os números inteiros negativos. Assim, também se pode dizer que -10 é múltiplo de 2 uma vez que contém o 2 um número inteiro de vezes (neste caso -5).
Qualquer número inteiro exceto o zero tem uma infinidade de múltiplos sendo que um desses múltiplos é sempre o zero. De facto, se dividirmos zero por um qualquer inteiro que não ele próprio obtemos quociente e resto iguais a zero.
Podemos usar o conceito de múltiplo para definir números pares e números ímpares. Dizemos que os números pares são todos os naturais que são múltiplos de 2 e os números ímpares são todos os que o não são.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – múltiplo na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-08 10:02:36]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes