Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

NASA
favoritos

Organismo criado pelo Governo dos Estados Unidos da América, a 1 de outubro de 1958, com o intuito de acabar com a dispersão de esforços e rivalidades entre os três ramos das Forças Armadas na exploração espacial.

Os objetivos fixados à NASA, iniciais de National Aeronautics and Space Administration (Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço), são: a realização de estudos científicos da atmosfera da Terra e do espaço cósmico; a conceção e o desenvolvimento de aviões e engenhos espaciais; a investigação dos meios adequados à manutenção da supremacia dos EUA nos domínios da Aeronáutica e da Astronáutica; o estudo da sua utilização para fins pacíficos; e a coordenação dos esforços dos organismos públicos, industriais e científicos nos domínios da Aeronáutica e da Astronáutica, com o objetivo de garantir a máxima eficácia da aplicação dos recursos nacionais e para evitar a duplicação das investigações.
Centro de Estudos Espaciais de Houston
Centro Espacial de Houston - piscina onde os astronautas treinam a imponderabilidade
Foguetões em exibição no Centro de Estudos Espaciais de Houston
Vaivém Atlantis a orbitar a Terra
Um dos foguetões do programa espacial Apolo
Vaivém espacial no interior de um hangar

A NASA tem também a seu cargo a colaboração dos EUA com outros países no âmbito da Aeronáutica e da exploração espacial. As suas atividades estendem-se ainda a alguns aspetos do desenvolvimento da utilização das energias renováveis, em particular no que respeita à biomassa, a células fotovoltaicas e a aerogeradores. Por outro lado, encontra-se associada ao desenvolvimento de novos sistemas propulsores para veículos automóveis.

Um dos êxitos históricos da NASA foi o projeto Apollo, que levou, em 1969, vários astronautas a pisar o solo da Lua. Com a chegada do programa Space Shuttle, a NASA foi frequentemente envolvida em atividades militares, apesar de na intenção original ser uma agência civil.

Em 1986 o vaivém Challenger sofreu um grande acidente, que ensombrou a organização ao explodir no ar segundos após a partida. Anos mais tarde, em 2003, outro vaivém, o Columbia, o mais antigo da NASA, foi alvo de acidente, tendo explodido no regresso à Terra, após uma viagem de 16 dias.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
NASA na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$nasa [visualizado em 2025-07-15 02:04:01].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix