Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

nasalação
favoritos

A nasalação é um fenómeno fonético da família da assimilação através do qual uma vogal oral passa a nasal devido à vizinhança contextual de consoantes oclusivas nasais [ m ] ou [ n ] que lhe transmitem as suas ressonâncias nasais. Este fenómeno começa, portanto, com a supressão da consoante nasal e consequente nasalação da vogal oral vizinha, a qual recebe o traço fonológico de [+ nasal] através de um fenómeno de assimilação, ou seja, de um processo de "contágio" de uma propriedade fonético-fonológica.

Trata-se de um fenómeno historicamente documentado na evolução do latim para o português, como se pode observar nos exemplos seguintes:

i) la(n)a > lãa > lã
ii) ca(n)es > cães
iii) mi(h)i > mi~ > mim
iv) ma(n)us > mãus > mãos
v) bo(n)u(m) > bõo > bom

A nasalação ocorre ainda no português moderno, por exemplo no caso do ditongo presente na palavra <muito>, ditongo esse que era originariamente oral mas que atualmente é generalizadamente articulado como nasal: ['mu~j~tu].

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
nasalação na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$nasalacao [visualizado em 2025-07-11 13:46:39].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix