Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

1 min

Niamey
favoritos

Aspetos Geográficos
Capital e maior cidade do Níger, Niamey situa-se na parte ocidental do país, aproximadamente a 100 km a leste do rio Níger. O seu clima é bastante seco e ocorrem frequentemente tempestades de areia. Possui uma população de aproximadamente 700 000 habitantes (2006).
História e Monumentos
O local foi parcialmente descoberto no século XVIII, mas possuía pouca importância, limitando-se a um aglomerado de aldeias, quando os franceses ali construíram um posto colonial no final do século XIX. Cresceu então rapidamente até 1926, altura em que se tornou capital do país, substituindo Zinder. Continuou depois a crescer, especialmente graças à imigração. Todavia, apenas se tornou uma comunidade urbana em 1988. A magnífica Mesquita Grande - enorme e moderno edifício branco, em estilo tradicional - é o seu mais importante monumento.
Aspetos Turísticos e Curiosidades
A cidade possui diversas avenidas adornadas de árvores, contendo elegantes edifícios coloniais franceses em conjunto com modernos blocos de escritórios. Possui também dois mercados principais: o Mercado Pequeno, especializado em produtos alimentares; e o Mercado Grande, onde se vendem tecidos, artigos de couro, ferro e cobre. Tem uma universidade e diversas escolas e institutos. Uma das suas grandes atrações turísticas é o museu nacional, situado num parque de grandes dimensões que inclui um jardim zoológico e um jardim botânico. Destacam-se ainda os seus centros culturais (americano, francês e nigeriano) e uma arena de wrestling. É ainda possível fazer visitas aos arredores para observar animais selvagens e outras atrações naturais. Em 2005, albergou os Jogos da Francofonia.
Economia
Niamey alberga a maior parte das indústrias do país, sendo igualmente o principal polo comercial do Níger. Algumas das suas principais manufaturas incluem os tijolos, cimento, calçado, produtos alimentares e produtos em couro e em ouro. Parte significativa da sua importância económica advém da localização privilegiada junto ao rio Níger, na encruzilhada das duas mais importantes vias rodoviárias do país. É servida pelo aeroporto internacional de Diori Hamani.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Niamey na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-05-30 07:54:29]. Disponível em

Geração D

Carlos de Matos Gomes

Amar em caso de emergência

Vera dos Reis Valente

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe