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Nivea
Após a descoberta em 1911 do emulsionante "Eucerit", Oskar Troplowitz (dono da empresa Beiersdorf's), Isaac Lifschütz (químico) e Paul Unna (dermatologista) criaram um creme facial, a que chamaram "Nivea" (branco cor da neve).
Em dezembro do mesmo ano, o creme Nivea foi lançado no mercado. A primeira embalagem deste creme estava relacionada com a ideia de fragilidade feminina, era de cor amarela e tinha a imagem de uma mulher angelical, transparecendo delicadeza.
Com a Primeira Guerra Mundial, as empresas de cosméticos sofreram uma grande quebra na distribuição dos seus produtos. Naquela época eram considerados produtos de luxo e, por conseguinte, não eram tão procurados em período de recessão.
Contudo, o nome Nivea sobreviveu à guerra e, nos anos 20, devido às mudanças sociais, especialmente ligadas às mulheres trabalhadoras e mais ativas socialmente, foi criada uma nova embalagem - uma vez que a imagem da primeira estava ultrapassada - tendo-se tornado a imagem de marca dos produtos com aquele nome: um recipiente de cor azul como fundo e com letras de cor branca. A par da mudança de visual, foi lançada uma campanha publicitária que fez com que ficasse conhecido como o creme para toda a família.
Os anos 30 marcam o lançamento de uma gama de produtos Nivea: uma loção solar, um creme de barbear, um champô e um tónico facial.
Nos anos 40, durante a Segunda Guerra Mundial, assiste-se a uma quebra considerável na sua produção.
A partir dos anos 50, os produtos Nivea solidificaram a sua posição no mercado. Na época de 60 foi criada a imagem de produto indicado para a proteção da pele, principalmente na prática desportiva, pelo que é lançada no mercado a famosa bola Nivea.
A sua posição a nível mundial foi sendo reforçada ao longos dos tempos e foram sendo lançados novos produtos no mercado. As cores que simbolizam a marca não foram alteradas, apenas houve ligeiras alterações no design.
Em dezembro do mesmo ano, o creme Nivea foi lançado no mercado. A primeira embalagem deste creme estava relacionada com a ideia de fragilidade feminina, era de cor amarela e tinha a imagem de uma mulher angelical, transparecendo delicadeza.
Com a Primeira Guerra Mundial, as empresas de cosméticos sofreram uma grande quebra na distribuição dos seus produtos. Naquela época eram considerados produtos de luxo e, por conseguinte, não eram tão procurados em período de recessão.
Os anos 30 marcam o lançamento de uma gama de produtos Nivea: uma loção solar, um creme de barbear, um champô e um tónico facial.
Nos anos 40, durante a Segunda Guerra Mundial, assiste-se a uma quebra considerável na sua produção.
A partir dos anos 50, os produtos Nivea solidificaram a sua posição no mercado. Na época de 60 foi criada a imagem de produto indicado para a proteção da pele, principalmente na prática desportiva, pelo que é lançada no mercado a famosa bola Nivea.
A sua posição a nível mundial foi sendo reforçada ao longos dos tempos e foram sendo lançados novos produtos no mercado. As cores que simbolizam a marca não foram alteradas, apenas houve ligeiras alterações no design.
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Como referenciar
Porto Editora – Nivea na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-10-12 20:32:44]. Disponível em
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