Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

2 min

Nottingham Forest
favoritos

Clube inglês de futebol, o Nottingham Forest Football Club foi fundado em 1867 por um grupo de jogadores de shinney, modalidade parecida com o hóquei.
Em 1874, os jogadores do Nottingham foram os primeiros na história do futebol mundial a usar caneleiras.

Só em 1892 é que o Nottingham Forest foi aceite na Liga inglesa. Em 1898, com a equipa reforçada por vários jogadores do rival Notts County, o Nottingham conquistou o seu primeiro troféu, a Taça de Inglaterra. Na final derrotou o Derby County por 3-1.

Contudo, em 1914 o clube já estava a jogar na terceira divisão e perto da extinção por não ter dinheiro. Foi salvo por um empréstimo e pelo facto de ter eclodido a Primeira Guerra Mundial, que levou à suspensão das competições desportivas.
Só em 1957 o Nottingham Forest regressou à I Divisão e dois anos mais tarde, de forma surpreendente, venceu a Taça de Inglaterra. Na final, disputada no Estádio de Wembley, em Londres, a equipa de Nottingham bateu o Luton por 2-1.

Passaram quase vinte anos até o clube voltar à ribalta, alguns deles passados na segunda divisão inglesa. Em 1976/77, venceu o escalão secundário e, surpreendentemente, na temporada seguinte, 1977/78, tornou-se campeão de Inglaterra. Na génese deste sucesso esteve o treinador Brian Clough, que tinha a seu dispor jogadores como o guarda-redes Peter Shilton.
Na temporada seguinte, o Nottingham Forest alcançou a façanha de conquistar a Taça dos Campeões Europeus ao derrotar em Munique, na Alemanha, o Malmoe, da Suécia, por 1-0. O golo foi apontado por Trevor Francis, contratado a meio da temporada ao Birmingham. Foi o primeiro jogo de Francis em competições europeias.

No ano seguinte, o Nottingham voltou a vencer a Taça dos Campeões Europeus, desta vez derrotando na final o Hamburgo, da Alemanha, onde alinhava o inglês Kevin Keegan. No jogo disputado em Madrid, na Espanha, a formação inglesa venceu por 1-0 com o golo a ser apontado por John Robertson. Ainda nesse ano a equipa ganhou a Supertaça Europeia.
O clube entrou em declínio, mas Brian Clough orientou o Nottingham até maio de 1993, sendo então substituído por Frank Clark.
Em 1996/97 deu-se nova descida de divisão, mas, no ano seguinte, o clube foi campeão da II Divisão, regressando à Primeira Liga.
Em 1998/99, desceu de novo à segunda divisão e, em 2004/05, caiu para o terceiro escalão de Inglaterra.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Nottingham Forest na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-17 22:19:54]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez