Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto

1 min

Nouveau Réalisme
favoritos

O Nouveau Réalisme (Novo Realismo) foi um movimento artístico que se desenvolveu na Europa (centrado em França) no final dos anos 50. O termo foi criado pelo crítico Pierre Restany em 1960, quando publicou o primeiro manifesto do Nouveau Réalisme, propondo a interpretação do real numa perspetiva de recriação intelectual e imaginativa, ou seja, estética. Entre os artistas que integraram o movimento destacam-se os pintores Yves Klein e Piero Manzoni e o escultor suiço Jean Tinguely.

A expressão Nouveau Réalisme não pretende designar a recuperação de um realismo figurativo, mas refere-se essencialmente ao uso de objetos existentes para a construção das obras de arte e apresenta-se totalmente contrário ao excesso formalista das pinturas gestuais dos expressionistas abstratos.

Geralmente relacionado com a Arte Pop, devido ao uso de fragmentos da realidade (como em algumas assemblages de Rauschenberg) e a algumas experiências dadaístas (pela ideia de que se pode fazer arte com qualquer material), as manifestações artísticas deste movimento apresentam em comum a tendência para o uso de materiais desperdiçados, retirados de um contexto de vida quotidiana, com o fim de criar objetos poéticos, imbuídos de mensagens irónicas e críticas.

Dos artistas que integraram esta tendência destacam-se o francês César e as suas compressões de carrocerias de carros, Yves Klein, e o suiço Tinguely, com a série de esculturas feitas de desperdícios de metal.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Nouveau Réalisme na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-04-28 23:18:36]. Disponível em

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

O segredo de Tomar

Rui Miguel Pinto