Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

Novo Jornalismo
favoritos

A expressão designa dois movimentos distintos, e cronologicamente separados, que reformaram o espírito e os valores fundamentais da informação jornalística.

O primeiro movimento de Novo Jornalismo aconteceu no início do século XX, quando começou a existir uma tendência para a profissionalização da classe. Anos depois, o aparecimento da rádio no cenário informativo veio sedimentar esse período de transição na evolução do jornalismo. A conduta por códigos deontológicos próprios e a procura de valores essenciais como o de imparcialidade e objetividade foram novidades que modificaram estruturalmente o jornalismo.

Um fenómeno semelhante de renovação ocorre na década de 60, ficando conhecido como segunda vaga do Novo Jornalismo. Este movimento teve repercussões ainda mais profundas do que a primeira vaga e os teóricos são consensuais ao considerar que o sistema informativo sofreu uma verdadeira revolução.

A segunda vaga do Novo Jornalismo marca a transição para o jornalismo especializado, a tendência analítica do texto informativo, uma postura mais agressiva dos jornalistas perante as instituições e o assumir de uma postura mais subjetiva perante o objeto da informação.
 

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Novo Jornalismo na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$novo-jornalismo [visualizado em 2025-06-23 19:06:39].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac