Novo Jornalismo
A expressão designa dois movimentos distintos, e cronologicamente separados, que reformaram o espírito e os valores fundamentais da informação jornalística.
O primeiro movimento de Novo Jornalismo aconteceu no início do século XX, quando começou a existir uma tendência para a profissionalização da classe. Anos depois, o aparecimento da rádio no cenário informativo veio sedimentar esse período de transição na evolução do jornalismo. A conduta por códigos deontológicos próprios e a procura de valores essenciais como o de imparcialidade e objetividade foram novidades que modificaram estruturalmente o jornalismo.
Um fenómeno semelhante de renovação ocorre na década de 60, ficando conhecido como segunda vaga do Novo Jornalismo. Este movimento teve repercussões ainda mais profundas do que a primeira vaga e os teóricos são consensuais ao considerar que o sistema informativo sofreu uma verdadeira revolução.
A segunda vaga do Novo Jornalismo marca a transição para o jornalismo especializado, a tendência analítica do texto informativo, uma postura mais agressiva dos jornalistas perante as instituições e o assumir de uma postura mais subjetiva perante o objeto da informação.
-
DAPDescarregar ficheiros da Internet é, frequentemente, um processo lento. Por vezes, as ligações são i
-
editor de textoPrograma utilitário usado para criar e alterar ficheiros de texto. Os editores de texto trabalham co
-
Direito de ser informadoDe entre as medidas que constituem garantia para que os cidadãos sejam informados constam a proibiçã
-
DABAcrónimo de Digital Audio Broadcasting, ou Emissão de Audio Digital, o DAB também pode ser designado
-
quantificação da informaçãoProcedimento que pretende medir a informação. Pode ser realizado ao nível do sinal ou ao nível da su
-
dark voltageTambém designado por dark current, trata-se de um fenómeno exibido, num determinado nível, por todos
-
ficheiro de dadosUm ficheiro de dados, ou ficheiro documento, contém informação que pode estar disponível tanto para
-
Revolução da InformaçãoA evolução das diversas formas de transmitir informação, como a televisão, o rádio e o computador, f
-
marketing de guerrilhaTal como numa situação de guerra, à qual foi buscar a denominação, o marketing de guerrilha preconiz
-
Monopólio da MicrosoftEm 1995 a companhia Microsoft Corporation lançou no mercado o browser Internet Explorer, distribuind