O Almansor Aben-Afan
Drama histórico em verso de Serpa Pimentel, premiado pelo Júri Dramático do Porto e representado no Teatro de S. João em 1840.
Retomando o episódio que inspirou o poema D. Branca, de Almeida Garrett, coloca em cena o último rei mouro do Algarve e evoca a época da conquista dessa região pelo rei de Portugal.
Partilhar
Como referenciar
O Almansor Aben-Afan na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$o-almansor-aben-afan [visualizado em 2026-06-26 12:25:51].
Outros artigos
-
PortugalGeografia País do Sudoeste da Europa. Situado na parte ocidental da Península Ibérica, abrange uma s...
-
AlgarveCorrespondendo integralmente à antiga província com o mesmo nome, criada em 1936, o Algarve é a regi...
-
PortoAspetos geográficos Cidade, sede de concelho e capital de distrito, localiza-se na Região Norte (NUT...
-
Serpa PimentelAutor da segunda geração romântica, segundo Visconde de Gouveia e Par do Reino, de nome completo Jos...
-
A 10.ª TuristaPeça censurada e representada clandestinamente, A 10.ª Turista, da autoria de Mendes de Carvalho, da
-
A EncruzilhadaPeça da autoria de Carlos Selvagem representada pela primeira vez no Teatro Nacional D. Maria II, a
-
O Dia 1º de dezembro de 1640Comédia heroica em três atos, de Alfredo Possolo Hogan, escrita em 1862, inicialmente destinada a se
-
Viagem à roda da parvóniaComédia satírica escrita por Guilherme de Azevedo e Guerra Junqueiro, que a assinam com o pseudónimo
-
A Senhora da PazComédia num ato, de Cipriano Jardim, datada de 1912, cujos protagonistas são Miguel e Maria, casados
-
Diálogo sobre a RessurreiçãoEsta peça foi representada em Almeirim ao rei D. João III e à rainha D. Catarina. Personagens: Rabi
Partilhar
Como referenciar 
O Almansor Aben-Afan na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$o-almansor-aben-afan [visualizado em 2026-06-26 12:25:51].