O Cântico de Natal
Antologia de contos de Charles Dickens, cujo título original é Christmas Carol, publicada em 1843. É constituída por quatro narrativas: "Os sete caminhantes pobres", "As receitas do Doutor Marigold", "As vozes dos sinos" e "O cântico de Natal", sendo esta última a mais conhecida.
Em "Os sete caminhantes pobres", condena-se não só a guerra entre os povos, como também o oportunismo em certas instituições de solidariedade social, menos zelosas e íntegras.
No conto "As receitas do Doutor Marigold", realça-se o carácter solidário do ser humano, valorizando a criança como ser único, com direitos e imaginação e considerando-a como um adulto, em tamanho pequeno; e critica-se a falsidade e a incompetência da classe política.
Em "As vozes dos sinos", denuncia-se as desigualdades sociais, no período da Revolução Industrial, chamando-se a atenção para os orfanatos imundos, os asilos e as prisões superlotados, a miséria, a fome, a prostituição, o suicídio, a avareza e a hipocrisia. No entanto, demonstra-se que, durante a época natalícia, com pequenas coisas e gestos simples, é possível encontrar solidariedade e alegria.
No conto "O cântico de Natal", o mais famoso da antologia, narra-se a história de Ebenezer Scrooge, um velho cambista, que não considerava a época natalícia como um tempo de alegria e caridade. Mas, na véspera de Natal, Scrooge recebe a visita do fantasma do seu parceiro de negócios, Jacob Marley, que o alerta para os perigos da avareza, do egoísmo e da indiferença para com os seus semelhantes. O cambista, assustado com o cenário que lhe é exposto, promete mudar de comportamento. E, na manhã seguinte (dia de Natal), Scrooge revela-se um homem diferente, demonstrando alegria e verdadeiro espírito caridoso, que vai manter todo o ano. O conto pretende assim realçar os valores e espírito natalícios.
Este conto teve várias adaptações para televisão, cinema e musicais. Destes destacam-se Scrooge (1970) e A Christmas Carol: the Musical (2004). Dos filmes salientam-se A Christmas Carol (1951) de Brian Desmond Hurst e A Christmas Carol (1999) de David Hugh Ignes.
-
DavidRei de Israel e Judá nascido em 1012 a. C. e falecido em 972 a. C. Existem duas versões sobre a sua ...
-
NatalO sentido social maior da festa do Natal é, sem dúvida, a reunião da família. Num mundo em que as pe...
-
Charles DickensEscritor inglês nascido a 7 de fevereiro de 1812, em Landport, Portsmouth, e falecido a 9 de junho d...
-
Robinson CrusoeProtagonista do romance The Life and Strange Surprising Adventures of Robinson Crusoe of York, Marin
-
Sensibilidade e Bom SensoSensibilidade e Bom Senso foi o primeiro romance publicado pela autora inglesa Jane Austen, em 1811.
-
O Diário de Bridget JonesO Diário de Bridget Jones, com o título original Bridget Jones's Diary, de Helen Fielding, é um roma
-
O Senhor dos Anéis (obra)Obra da autoria do escritor britânico de origem sul-africana J. R. R. Tolkien, composta sob a forma
-
A Casa da RússiaRomance de John le Carré, publicado em 1989, que apresenta os meandros de espionagem e contraespiona
-
Alice no País das MaravilhasLivro de aventuras infantil escrito por Lewis Carroll, publicado pela primeira vez em 1865, com o tí
-
Heart of DarknessRomance escrito em 1899, e publicado pela primeira vez em 1902 e que, escrito numa linguagem aprimor