Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

O Delfim
favoritos

Romance da autoria de José Cardoso Pires.

A narrativa gira em torno da misteriosa morte da esposa de um importante latifundiário, incidente criminal que servirá de ponto de partida para um romance que, absorvendo certas premissas do romance policial, multiplica várias versões sobre uma mesma realidade.

A proliferação de verdades (apontamentos do narrador, relatos de testemunhas, boatos, lendas, anedotas, mitos, registos monográficos) acaba por transformar O Delfim num romance onde se conta "o modo como a história se conta, ou melhor, o modo como a história se revela, e, ao revelar-se, se oculta [...] porque a história nunca está presente, reduzida a uma verdade submissa e fixa", e, para além dessa problematização da relação entre a escrita e a realidade, o "que fica são indícios [...] 'sinais de um mundo' que é preciso decifrar" (COELHO, Eduardo Prado, prefácio a O Delfim, Lisboa, Círculo de Leitores, 1986, p. VIII).

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
O Delfim na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$o-delfim [visualizado em 2025-06-24 17:12:03].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac