Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

O Homem que Matou Liberty Valance
favoritos

Realizado por John Ford em 1962, The Man Who Shot Liberty Valance é um dos mais aclamados westerns de sempre, com um excecional leque de atores: entre outros, James Stewart, John Wayne, Lee Marvin e Vera Miles. A história inicia-se em 1910: Ransom Stoddard (James Stewart), um influente Senador e a sua mulher Hallie (Vera Miles) regressam à pequena cidade onde se conheceram para assistir ao funeral de Tom Doniphon (John Wayne).

Quando chegam, são entrevistados por um jornalista que pergunta a Ransom o porquê do regresso. Este recorda, em jeito de flashback, o dia em que chegou à cidade, como jovem advogado e fora ferido durante um ataque à sua carruagem pelo bando do fora da lei Liberty Valance (Lee Marvin). Ramson decide vingar-se ignorando que Valance trabalha para um poderoso cartel que domina todo o território.

Ransom apaixona-se por Hallie, dona dum restaurante que por sua vez é cortejada por Tom, embora este saiba que não é correspondido. Quando Valance é derrotado por Ransom num duelo, o advogado é elevado à categoria de herói pela cidade, sem saber que fora Tom, escondido, quem alvejara o bandido. Quando foi lançado comercialmente, este western de John Ford não foi bem acolhido pelo público nem pela crítica especilaizada.

Contudo, o tempo encarregou-se de colocar este título no rol restrito de obras-primas cinematográficas, muito devido à forma como é feito o tributo à memória do Oeste norte-americano, alicerçado numa história de amizade e sacrifício baseado num conto de Dorothy Johnson.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
O Homem que Matou Liberty Valance na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$o-homem-que-matou-liberty-valance [visualizado em 2025-07-13 14:54:10].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix