O Jogo da Cabra Cega
Obra em prosa, editada pelas edições Presença, corresponde a uma das realizações literárias que melhor situam José Régio na modernidade. Apresenta-nos um narrador dotado de uma "tendência subjetivista" e melancólica que não resiste ao ensimesmamento e a indagar as subtis malhas que compõem o seu comportamento, perdendo-se em "jogos de imaginação" em que um eu se autoanalisa nas suas pequenas hipocrisias, escaninhos obscuros, fingimentos, desdobramentos, inquietações insólitas, decomposição de gestos e expressões. Esta análise de minudências, quase vertígica, dobra-se num barroquismo verbal que acompanha "as aracnídeas arquiteturas da [...] imaginação" e a apresentação de pontos de vista divergentes sobre a realidade seguindo cada um quatro dos elementos (o Sombra, Luís Afonso, Pedro Serra e Jaime Franco) que compõem o pequeno cenáculo que protagoniza a narrativa. Assim, por exemplo, da oposição entre Jaime Franco e Luís Afonso, oposição que simbolicamente se eleva a conflito entre sinceridade e fingimento, surte uma conceção antitética de ironia, que pode ser entendida como chave de leitura deste Jogo psicológico da Cabra Cega: para aquele, "a verdadeira ironia brota da visão compreensiva dum conflito perpétuo, da apreensão simultânea de aspetos adversos em atividade... É pelo sentimento, pela paixão que se afirma ou se nega. É pela razão que se nem nega nem afirma. É pela inteligência, a verdadeira, que se aceita sem afirmar nem negar... [...] Ele [o ironista] não só diz o contrário do que pensa! Pensa também o contrário do que pensa, e põe-se à margem da vida para a julgar de fora, compreendendo ao mesmo tempo que não pode sair da vida."
Partilhar
Como referenciar
O Jogo da Cabra Cega na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$o-jogo-da-cabra-cega [visualizado em 2026-06-08 14:21:58].
Outros artigos
-
José RégioPoeta, autor dramático e ficcionista, de seu nome verdadeiro José Maria dos Reis Pereira, nasceu em ...
-
Presença"Folha de Arte e Crítica", publicada em Coimbra, em 1927, sob a direção de José Régio, Branquinho da...
-
MarânusObra paradigmática do Saudosismo, Marânus é um longo poema, de estrutura épico-dramática, que se ofe
-
Maria MoisésUma das oito novelas, publicadas entre 1875 e 1877, que integra o livro Novelas do Minho de Camilo C
-
O MalhadinhasPublicado pela primeira vez na coletânea A Estrada de Santiago, em 1922, e com a novela A Mina de Di
-
Margem NortePublicada inicialmente em 1961, a edição de 1984 corresponde à edição definitiva deste romance. A ap
-
Serra-MãeO primeiro livro publicado por Sebastião da Gama, Serra-Mãe, reúne uma série de composições que tend
-
Poemas LusitanosA obra lírica de António Ferreira - sonetos, cartas, odes, elegias, éclogas, epitáfios, epigramas, u
-
LusitâniaObra cuja poética neorromântica é orientada para o relançamento do projeto lusitanista que informava
-
O Padre MalditoRomance de Silva Pinto, subintitulado Memórias do Cura Santa Cruz, onde se narra em primeira pessoa
Partilhar
Como referenciar 
O Jogo da Cabra Cega na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$o-jogo-da-cabra-cega [visualizado em 2026-06-08 14:21:58].