Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

1 min

O Monstro de Aljubarrota
favoritos

Na Batalha de Aljubarrota, o número de soldados portugueses e castelhanos era desigual: os castelhanos eram cerca de 22 000 e os portugueses 7 000. Ainda assim, os espanhóis hesitavam em atacar, impressionados pela serenidade mística dos portugueses.

Ao fim de algum tempo os castelhanos lá avançaram e a luta foi renhida mas, apesar da desproporção de forças, o invasor não conseguiu derrotar a estratégica defesa portuguesa.

Tendo conhecimento da existência de uma grande fera nas imediações do terreno, os castelhanos, já desesperados, decidiram procurar a besta infernal para que os auxiliasse. No grupo de busca encontrava-se um reputado bruxo castelhano que capturaria o monstro através das suas artes mágicas. Após ter sido hipnotizado pelo bruxo, o monstro acedeu a ajudar os castelhanos.

Colocado em frente do exército português, o temível monstro avançou e começou a desfazer os soldados. Assustado, D. João I lembrou-se de invocar, com toda a sua fé, a ajuda do seu patrono S. Jorge.

Segundo a lenda, S. Jorge desceu dos céus montado no seu cavalo e, rodeado por uma bola de fogo, avançou com a sua lança sobre a terrível fera. Depois de abater o monstro, S. Jorge virou-se contra o exército inimigo desbaratando as suas fileiras e ajudando os portugueses a alcançar a vitória.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
O Monstro de Aljubarrota na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$o-monstro-de-aljubarrota [visualizado em 2025-06-23 17:01:49].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac