Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac

2 min

O Sexo e a Cidade
favoritos

Série televisiva do género comédia romântica norte-americana, Sex and the City foi criada por Darren Star e produzida por Michael Patrick King, Cindy Chupack e Darren Star, estreando em junho de 1998 no canal HBO. Cada temporada foi composta por 94 episódios de 35 minutos cada.

Baseou-se no bestseller homónimo de Candace Bushnell que acompanha a vida agitada de quatro belas mulheres solteiras e bem-sucedidas profissionalmente que vivem em Nova Iorque em constante busca de uma relação perfeita. Enquanto isso, divertem-se pelos clubes de Manhattan e partilham comentários ousados e íntimos acerca dos homens, de sexo e sobre moda e roupa.
São elas Carrie Bradshaw (Sarah Jessica Parker), Samantha Jones (Kim Cattrall), Charlotte York (Kristin Davis) e Miranda Hobbes (Cynthia Nixon).

Carrie escreve uma coluna sobre sexo e relações afetivas para um jornal local, coluna essa muitas vezes baseada nas suas próprias vivências e nas das suas amigas. Mantém uma relação de altos e baixos com um homem misterioso chamado Mr. Big (Chris Noth), que não assume plenamente a relação com Carrie. Esta procura um relacionamento duradouro e os dois acabam por se separar. Mr. Big casa com outra mulher e Carrie tenta ultrapassar essa perda. Mais tarde, edita um livro com a compilação das suas crónicas e torna-se uma mulher de sucesso. Samantha é a confiante loura fatal, uma ambiciosa relações públicas de sucesso que só tem relações esporádicas e gosta de sexo sem compromisso.

Charlotte é conservadora numa galeria de arte, tímida em relação ao sexo e muito romântica e sensível, vivendo na esperança de encontrar o verdadeiro amor depois de o seu casamento ter falhado.

Finalmente, Miranda é uma advogada bastante racional e prática que recusa a ideia pouco favorável generalizada sobre as mulheres solteiras e luta contra os preconceitos da sociedade. Mais tarde, fica grávida e, após muitas dúvidas, decide criar o seu bebé sozinha, assim nascendo Brady Hobbes.

Ao longo dos anos, a série teve notáveis convidados especiais como é o caso de Alanis Morissette, Sarah Michelle Gellar, Matthew McConaughey, Sónia Braga e Hugh Hefner, que abriu as portas da sua mansão da Playboy para as quatro amigas.

Durante três anos consecutivos - 2000, 2001 e 2002 - O Sexo e a Cidade ganhou o Globo de Ouro na categoria de Melhor Série de Comédia. Sarah Jessica Parker, por sua vez, foi eleita Melhor Atriz em Série de Comédia por quatro vezes.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
O Sexo e a Cidade na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$o-sexo-e-a-cidade [visualizado em 2025-06-25 03:27:35].

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

As histórias que nos matam

Maria Isaac