Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

1 min

onda curta
favoritos

Uma onda curta consiste numa onda de radiodifusão com comprimento de onda compreendido entre 10 e 100 m. Enquanto que as ondas de maior comprimento de onda se propagam à superfície da Terra, as ondas curtas são radiadas para a estação recetora com determinados ângulos, de tal modo que, a cerca de 200-400 km de altitude, são refletidas pela ionosfera como se esta funcionasse como um espelho para aquelas ondas eletromagnéticas. Desta maneira, estas ondas podem, depois de várias reflexões no solo e na ionosfera, percorrer grandes distâncias.

É por este motivo que estas ondas são usadas em radiodifusão a longas distâncias. Apresentam a vantagem de permitir, com emissores de pequena potência de saída e antenas simples, alcançar pontos muito distantes.

Como a ionização das altas camadas da atmosfera varia ao longo do dia e do ano, apresentando-se mais forte durante os períodos diurnos devido à radiação solar, a transmissão de ondas curtas realiza-se melhor durante este período.

Nas proximidades da estação emissora existe uma zona de silêncio, dentro da qual não se consegue captar a emissão devido às grandes distâncias que as ondas refletidas percorrem antes de regressarem à Terra.


Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – onda curta na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-16 23:22:01]. Disponível em

Corpo Vegetal

Julieta Monginho

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez