Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais

2 min

Opel
favoritos

A fábrica alemã de automóveis Opel foi fundada em 1898, em Ruszelsheim, por cinco irmãos da família Opel. Nesse ano, depois de comprarem a firma Lutzmann, produziram o primeiro carro Opel. Tratava-se de um Opel-Lutzmann com um motor monocilíndrico.
A Opel começou a fabricar, sob licença, viaturas Darracq, até que em 1902 voltou a produzir carros próprios, como o 10/12 de 1800cc, seguido em 1903 por uma versão de quatro cilindros.
Envolveu-se nesta época em corridas de automóveis com bastante sucesso, ao mesmo tempo que fazia aumentar a sua gama de carros para o público em geral.
Logótipo do construtor alemão Opel
Após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), continuou a comercializar os modelos anteriores ao conflito.
Em 1923 introduziu o conceito de fabricação em série e, no ano seguinte, apresentou um modelo novo, o 4/12, caracterizado por ser um carro de cor verde.
Em 1928 a General Motors, dos Estados Unidos da América, comprou grande parte das ações da Opel. No ano seguinte, a marca alemã lançou o seu primeiro modelo de oito cilindros, de 6000cc, dentro do estilo norte-americano.
Até 1940, a Opel lançou três modelos importantes e, entretanto, deixou de usar números para os designar. Assim, surgiram, sucessivamente, o Kadett, o Olympia e o Kapitan.
No entanto, aconteceu a Segunda Guerra Mundial entre 1939 e 1945 e a produção de automóveis parou. Logo após o final do conflito, o Kadett reapareceu, mas na Rússia, com a designação Moskovitch. Na Alemanha foi reativada a produção em 1947 com o Olympia, que em 1953 passou a ser o Opel Rekord.
Em 1962, foi lançado um novo Kadett e em 1968 outro Olympia, que dois anos depois foi substituído pelo Ascona. Ainda em 1970 a Opel apresentou o desportivo Manta.
Em 1983 surgiu um dos carros mais populares de sempre da Opel, o pequeno Corsa. Dez anos mais tarde e em anos posteriores, para além de toda a atualização tecnológica, este modelo sofreu alterações estéticas profundas. O responsável pela rotura estética com os modelos da marca foi o japonês Hideo Kodama.
Posteriormente, vários modelos foram lançados pela Opel, como é o caso do Omega, surgido em 1986 e que deixou de ser comercializado em 2003; o modelo Vectra (1988), que sofreu remodelações em 1995 e 2002; o Kadett, lançado em 1985 e substituído em 1991 pelo Astra, designação que no Reino Unido já era usada há muitos anos pela Vauxhall, empresa do Grupo Opel, e o pequeno desportivo Tigra (1994), com base na versão mais potente do Opel Corsa, reeditado em 2005 numa versão descapotável de capota rígida.
A nível de veículos todo-o-terreno, a Opel lançou em 1991 o jipe Frontera e em 1993 o Monterey, ambos baseados em modelos Isuzu, do grupo General Motors. Em 2007 lançou o Antara, um SUV produzido pela Daewoo na Coreia do Sul.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Opel na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-12-13 09:59:59]. Disponível em

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

Os trinta nomes de Deus

Bruno Paixão

hilaridade ou hilariedade?

ver mais

à última hora ou à última da hora?

ver mais

tiles ou tis?

ver mais

à parte ou aparte?

ver mais

gratuito ou gratuíto?

ver mais