Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

Orfismo
favoritos

O Orfismo representa uma tendência do Cubismo que se baseia na cor, tornando-a o elemento plástico fundamental da pintura, de certa forma negando ou subalternizando o valor da forma.
O seu nome, atribuído pelo poeta Apollinaire em 1912, invoca o deus Orfeu.

O pintor orfista mais significativo foi Robert Delaunay, o qual muitas vezes incarna o próprio conceito de Orfismo. Entre outros artistas que integraram este movimento contam-se a pintora Sonia Delaunay, mulher de Robert Delaunay e, durante algum tempo, o pintor russo Frank Kupka e os franceses Léger e Picabia.

O Olho Cacodilato, de Francis Picabia, em 1921
Formas Circulares Cósmicas de R. Delaunay (1912)
La manège des cochons de Robert Delaunay
Os fumadores de Fernand Léger (1911)
Delaunay desenvolveu, nos anos 10, um tipo de pintura que procurava a fragmentação da forma em planos de cor e de luz. Pintava formas circulares, que se afastavam da necessidade de existência de um motivo figurativo para fundamentar a imagem. Desta forma, o pintor podia explorar livremente os efeitos cromáticos de formas geométricas lineares e curvas, semelhantes a arco-íris fragmentados onde a cor se assume como forma e como tema.

O carácter dinâmico das suas telas, determinado pelas linhas curvas e pela simultaneidade de planos aproxima-as do movimento futurista italiano e tornou-o um precursor da Arte Op.

Os conceitos estéticos desenvolvidos pelos pintores orfistas, nomeadamente por Delaunay e por Kupka, foram fundamentais para a génese de uma arte abstrata não representativa.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Orfismo na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$orfismo [visualizado em 2025-07-11 09:42:12].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix