organismos geneticamente modificados (OGM)
Também chamados transgénicos, são organismos que sofreram alterações em relação ao seu património genético. Ou seja, através da tecnologia do ADN recombinante pode alterar-se o material genético, incluindo características genéticas num determinado organismo que, de outra forma, nunca as poderia possuir ou possuía em menor grau.
De um modo geral a inclusão de genes num novo organismo pretende conferir características relacionadas com a capacidade de resistir a doenças e pragas e com a melhoria do valor nutricional. Para se obter organismos geneticamente modificados recorre-se à técnica do ADN recombinante que utiliza ferramentas específicas tais como as enzimas de restrição, que funcionam como tesouras, pois cortam o ADN. No entanto, não o cortam ao acaso, mas sim em locais específicos, ou seja, permitem cortar a parte que contém o gene ou genes escolhidos. Outra ferramenta importante são as ADN-ligases, enzimas que permitem a colagem entre as pontas de dois segmentos de ADN. Os vetores são mais uma ferramenta importante para este processo, pois são eles que vão transportar o material genético a ser incluído no novo organismo. Os plasmídios e os vírus são os vetores mais utilizados: os primeiros usam-se mais para organismos vegetais e os segundos para animais. Por último temos os promotores, genes que acompanham o material genético a ser inserido, garantindo a expressão do gene ou genes que foram transferidos.
Os OGM apresentam vantagens e desvantagens. Destacam-se como vantagens, a resistência das culturas a pragas e doenças e consequente aumento de produção, e a melhoria nutricional dos alimentos. As principais desvantagens relacionam-se com a disseminação destes organismos, fazendo diminuir as espécies selvagens e provocando uma diminuição da biodiversidade, e com a possibilidade de poderem provocar alergias.
Com o desenvolvimento da capacidade de se produzir organismos geneticamente modificados, pensou-se que poderia estar resolvido o problema da fome, pois seria possível a produção em massa e com menores perdas, ao nível da produção, de mais e melhores alimentos. Este pressuposto está longe de ser conseguido uma vez que produção destes organismos levanta ainda muitas questões e é geradora de grandes controvérsias.
A soja, a colza e o milho foram os primeiros OGM a serem aprovados, na União Europeia, para consumo humano.
-
União EuropeiaOrganização internacional que coordena diversos tipos de políticas entre os estados-membros. A sua o...
-
ADNO ADN (ou DNA, iniciais da designação em inglês DeoxyriboNucleic Acid) é um dos ácidos nucleicos que...
-
bromelinaÉ uma enzima que digere proteínas e coágulos de leite. Prepara-se por precipitação, com acetona, do
-
Robert BrownBiólogo britânico, nascido em 1773 e falecido em 1858, realizou importantes estudos na área da Botân
-
bronzeDá-se a designação de bronze a todas as ligas de cobre com outros elementos. Uma vez que o estanho p
-
Michael BrownGeneticista molecular norte-americano nascido em 1941, em Nova Iorque. Recebeu o Prémio Nobel da Fis
-
bronquiteÉ uma inflamação do revestimento mucoso das vias aéreas respiratórias, principalmente dos brônquios
-
Herbert BrownQuímico norte-americano, de origem britânica, nascido em 1912, em Londres. Foi galardoado com o Prém
-
broncoscopiaA broncoscopia é uma técnica de diagnóstico médico, inserida no grupo das endoscopias respiratórias.
-
BrönstedFisico-químico dinamarquês, Johannes Nicolaus Brönsted nasceu a 22 de fevereiro de 1879, em Varde, n