Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

O Livro de San Michele

Axel Munthe

Peregrinação

Fernão Mendes Pinto

1 min

Orquestra Gulbenkian
favoritos

Agrupamento orquestral permanente da Fundação Calouste Gulbenkian, fundado em 1962 sob o nome de Orquestra de Câmara Gulbenkian, sendo, no início, constituído por apenas doze elementos. Esta formação seria posteriormente alargada e, em 1971, assumiria o nome atual.
A Orquestra Gulbenkian, que desempenha um papel relevante como divulgadora da música, quer no país quer no estrangeiro, é composta por 60 músicos permanentes - número que pode ser pontualmente expandido de acordo com as exigências dos programas executados - e, na temporada de 2006-2007, encontrava-se sob a direção artística do diretor e maestro títular Lawrence Foster, eleito como tal na temporada de 2002-2003, em substituição do anterior maestro titular Muhai Tang.
O seu repertório musical vai desde o período Clássico, passando pelo Romantismo, até à música dos séculos XIX, XX e XXI. De outubro a maio, a orquestra realiza concertos com regularidade no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa. Reconhecida internacionalmente, realiza, desde a sua fundação, um grande número de digressões pelo mundo, tendo participado em vários eventos importantes como, por exemplo, em Madrid'92 Capital Europeia da Cultura, na Expo'92 em Sevilha e no Mês Cultural Europeu em Budapeste.
Claudio Scimone, Maestro Honorário
Max Rabinovitsj, Maestro Adjunto e Concertino Principal
Michael Zilm, Maestro Convidado Principal de 1994 a 2001
Muhai Tang, Maestro Titular até 2002
Orquestra da Gulbenkian
Claudio Scimone é também um dos grandes nomes associados à Orquestra por, em 1987, ter sido eleito maestro honorário.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Orquestra Gulbenkian na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-02-27 05:03:10]. Disponível em

Deus na escuridão

Valter Hugo Mãe

O Livro de San Michele

Axel Munthe

Peregrinação

Fernão Mendes Pinto