Os Contos de Cantuária
The Canterbury Tales é uma coleção inacabada de contos em verso da autoria de Geoffrey Chaucer, iniciada no final da década de 1380. Os contos, narrados por um grupo de peregrinos que se dirigem ao santuário de St. Thomas Becket em Cantuária, são precedidos por um prólogo onde se descrevem os peregrinos e as circunstâncias do seu encontro numa estalagem de Southwark. O prólogo fornece uma sequência de retratos dos peregrinos, definidos pelas suas atividades profissionais e pelos grupos sociais a que pertencem. Para a elaboração destes retratos, Chaucer inspirou-se numa tradição de análise e sátira social, a partir da qual traçou um quadro da vida na baixa Idade Média.
Dos 120 contos inicialmente concebidos por Chaucer (4 para cada peregrino) só 24 foram efetivamente narrados. A sequência de personagens (31 no total) não obedece a um princípio de ordenação facilmente determinável, sendo o único critério visível a estruturação da própria sociedade retratada. O cavaleiro é a primeira personagem da hierarquia social, a que se seguem membros de diversas classes num quadro de sentido descendente. Os peregrinos são definidos como tipos e como indivíduos; os seus traços, delineados no prólogo, ganham vida ao longo do poema através da inclusão das conversas, discussões e opiniões dos peregrinos, onde se destacam os comentários da mulher de Bath a respeito do casamento e do sexo feminino.
Os Contos de Cantuária incluem uma grande diversidade rítmica e formal, abrangendo quase todos os géneros ficcionais comuns no tempo de Chaucer. Nenhum dos 82 manuscritos de Os Contos de Cantuária foi reproduzido antes da morte do autor, baseando-se as edições atuais em manuscritos do século XV. Daí resultaram variações formais, estilísticas e o carácter fragmentário das sequências narrativas que os editores procuraram posteriormente contrariar. Dryden e Pope traduziram alguns dos contos inseridos na coletânea de Chaucer.
-
Idade MédiaPeríodo histórico entre a Antiguidade e a Época Moderna, a Idade Média, como qualquer outra divisão ...
-
Geoffrey ChaucerNasceu cerca de 1340 e faleceu em 1400. Ocupa um lugar privilegiado na história da tradição literári...
-
A Casa da RússiaRomance de John le Carré, publicado em 1989, que apresenta os meandros de espionagem e contraespiona
-
Baladas LíricasO volume de poemas de William Wordsworth e Samuel Taylor Coleridge Lyrical Ballads foi publicado pel
-
O Cântico de NatalAntologia de contos de Charles Dickens, cujo título original é Christmas Carol, publicada em 1843. É
-
Alice no País das MaravilhasLivro de aventuras infantil escrito por Lewis Carroll, publicado pela primeira vez em 1865, com o tí
-
À Espera de GodotFarsa metafísica de Samuel Beckett publicada em 1952. É considerada a obra-prima inaugural do teatro
-
Robinson CrusoeProtagonista do romance The Life and Strange Surprising Adventures of Robinson Crusoe of York, Marin
-
Heart of DarknessRomance escrito em 1899, e publicado pela primeira vez em 1902 e que, escrito numa linguagem aprimor
-
O Diário de Bridget JonesO Diário de Bridget Jones, com o título original Bridget Jones's Diary, de Helen Fielding, é um roma