Os Falsos Apóstolos
Poema de Guilherme Braga dedicado "ao enérgico e temido adversário da reação ultramontana em Portugal, o grande historiador Alexandre Herculano". No curto prefácio, o autor apresenta os seus versos como sendo "um brado de profunda indignação" contra a influência crescente do jesuitismo, anunciando, assim, o anticlericalismo que percorre a obra, da primeira à última estrofe: "Quem luta quer vencer, e há muito, ao pé do abismo,/ Tu lutas sem cessar, velho Ultramontanismo,/ Fanático, impostor!/ Mas Deus sabe quem és... mas, desse abismo à borda,/ Quebra, apaga-te Deus, carrasco, a tua corda;/ Teu facho, inquisidor!" O poeta termina exaltando a "musa do Progresso" e o "Deus da luz".
Partilhar
Como referenciar
Os Falsos Apóstolos na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$os-falsos-apostolos [visualizado em 2026-06-20 21:42:58].
Outros artigos
-
DeusO termo "Deus" deriva do indo-europeu Diêus e significava "brilhar" ou "dia". Diêus era o Deus super...
-
Écloga MontanoA Écloga Montano, dirigida a João Rodrigues de Sá de Meneses, apresenta um diálogo entre os pastores
-
Eduardo PradoEscritor e diplomata brasileiro, Eduardo Paulo da Silva Prado nasceu a 27 de fevereiro de 1860, em S
-
Este Mundo e o Outro"Depoimento do investigador que durante trinta anos procurou entender o mal da coletividade a que pe
-
Inéditos e EsparsosVolume póstumo, prefaciado por Sousa Viterbo, que reúne textos inéditos ou dispersos de Júlio Dinis
-
Viagens: Espanha e FrançaPrimeiro volume das crónicas de viagem onde o autor regista as impressões da sua viagem pela Europa,
-
Notas e ImpressõesVolume que reúne artigos escritos entre 1884 e 1889, originariamente publicados no jornal A Provínci
-
O Trigo e o JoioRomance neorrealista de Fernando Namora, publicado em 1954. "Gostaria de vos contar coisas dessa gen
-
Heras e VioletasVolume de poesias onde comparecem os temas característicos do ideário poético de Guilherme Braga, co
-
Literatura e HistóriaObra póstuma, prefaciada por Fidelino de Figueiredo, onde se reúnem textos dispersos de Latino Coelh
Partilhar
Como referenciar 
Os Falsos Apóstolos na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$os-falsos-apostolos [visualizado em 2026-06-20 21:42:58].