Os Falsos Apóstolos
Poema de Guilherme Braga dedicado "ao enérgico e temido adversário da reação ultramontana em Portugal, o grande historiador Alexandre Herculano". No curto prefácio, o autor apresenta os seus versos como sendo "um brado de profunda indignação" contra a influência crescente do jesuitismo, anunciando, assim, o anticlericalismo que percorre a obra, da primeira à última estrofe: "Quem luta quer vencer, e há muito, ao pé do abismo,/ Tu lutas sem cessar, velho Ultramontanismo,/ Fanático, impostor!/ Mas Deus sabe quem és... mas, desse abismo à borda,/ Quebra, apaga-te Deus, carrasco, a tua corda;/ Teu facho, inquisidor!" O poeta termina exaltando a "musa do Progresso" e o "Deus da luz".
Partilhar
Como referenciar
Os Falsos Apóstolos na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$os-falsos-apostolos [visualizado em 2026-06-22 23:54:58].
Outros artigos
-
DeusO termo "Deus" deriva do indo-europeu Diêus e significava "brilhar" ou "dia". Diêus era o Deus super...
-
Amor DivinoRomance publicado pela primeira vez em 1877, pertencente à série Comédia do Campo, subintitulado Est
-
O Amor em VisitaA publicação de O Amor em Visita, de Herberto Helder, em 1958, representa, para Fernando J. B. Marti
-
Cartas de AmorRomance pertencente à rubrica Comédia Burguesa, que narra, sob a forma epistolar, a evolução da paix
-
Amor Crioulo: Vida ArgentinaÚltimo romance de Abel Botelho, deixado incompleto por morte do autor e publicado postumamente por J
-
Laura de AnfrisoA obra Laura de Anfriso é constituída por uma epístola e quatro éclogas em louvor dos duques de Brag
-
Ilha dos AmoresColeção de poesias que revela a aproximação de Feijó à estética simbolista do vago e da sugestão, de
-
Os Meus AmoresVolume de contos rústicos, de Trindade Coelho, que conheceu três edições sucessivas em vida do autor
-
AnátemaPrimeira novela de Camilo Castelo Branco, publicada em 1851, inspirada num episódio de Notre Dame de
-
Só Para o Meu Amor é Sempre maioEsta obra colige a correspondência trocada entre António José Saraiva e a sua futura esposa durante
Partilhar
Como referenciar 
Os Falsos Apóstolos na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$os-falsos-apostolos [visualizado em 2026-06-22 23:54:58].