Os Falsos Apóstolos
Poema de Guilherme Braga dedicado "ao enérgico e temido adversário da reação ultramontana em Portugal, o grande historiador Alexandre Herculano". No curto prefácio, o autor apresenta os seus versos como sendo "um brado de profunda indignação" contra a influência crescente do jesuitismo, anunciando, assim, o anticlericalismo que percorre a obra, da primeira à última estrofe: "Quem luta quer vencer, e há muito, ao pé do abismo,/ Tu lutas sem cessar, velho Ultramontanismo,/ Fanático, impostor!/ Mas Deus sabe quem és... mas, desse abismo à borda,/ Quebra, apaga-te Deus, carrasco, a tua corda;/ Teu facho, inquisidor!" O poeta termina exaltando a "musa do Progresso" e o "Deus da luz".
Partilhar
Como referenciar
Os Falsos Apóstolos na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$os-falsos-apostolos [visualizado em 2026-06-25 16:56:18].
Outros artigos
-
DeusO termo "Deus" deriva do indo-europeu Diêus e significava "brilhar" ou "dia". Diêus era o Deus super...
-
IV Crónica BreveManuscrito da segunda metade do século XV, oriundo do mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, que se cons
-
Dicionário das Literaturas Portuguesa, Galega e BrasileiraSe alguma dúvida subsistisse quanto ao papel de Jacinto Prado Coelho no magistério universitário, na
-
Esta Noite Sonhei com BrueghelEsta Noite Sonhei com Brueghel é o livro autobiográfico que Luísa começou a escrever em Bruxelas num
-
Ilhas de Bruma"Numa casa que está rezando ao Mar, / e tem Camões coroado / não de loiro celebrado / mas de espinho
-
BubástisAtual cidade egípcia de Tell Basta (perto de Zagazig), foi a antiga capital do XVIII nomos (não lite
-
John BullSubintitulada Depoimento de uma testemunha acerca de alguns aspetos da vida e da civilização inglesa
-
O Brasileiro SoaresRomance de Luís de Magalhães que combina o uso dos processos analíticos naturalistas ("a realidade b
-
Rhonda ByrneEscritora e produtora de televisão australiana, Rhonda Byrne, nascida em 1955, tornou-se famosa em t
-
Sociedade Brasileira (início do séc. XX)A população brasileira, no início do século XX era composta, de um modo geral, por uma elite que det
Partilhar
Como referenciar 
Os Falsos Apóstolos na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$os-falsos-apostolos [visualizado em 2026-06-25 16:56:18].