As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov

1 min

Os Monólogos da Vagina
favoritos

Peça teatral norte-americana escrita e interpretada por Eve Ensler, em 1996. Originalmente intitulada The Vagina Monologues, começou por ser o resultado de um conjunto de entrevistas que a autora conduziu com mais de 200 mulheres de diferentes idades, raças e orientações sexuais, que falaram livremente sobre a sua sexualidade.

Simultaneamente tocante e hilariante, a peça tornou-se uma celebração da complexa sexualidade feminina e uma bandeira da causa contra a violência exercida sobre as mulheres - inspirando um evento propositadamente criado para o efeito denominado "V-Day".

Venceu o Obie Award em 1997, tornando-se um esmagador sucesso nos EUA. Foi traduzida para diversas línguas e representada com sucesso um pouco por todo o mundo. A versão portuguesa foi traduzida por José Luís Luna, em 2002, e magnificamente interpretada por Guida Maria num espetáculo dirigido por Celso Cleto e levado a cabo no Teatro Casino Estoril, Teatro Villaret e Coliseu do Porto, entre outros.

Ler excerto da obra

 

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Os Monólogos da Vagina na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2025-01-24 19:47:05]. Disponível em

As Crianças Adormecidas

Anthony Passeron

Ramalho Eanes Palavra que conta

Fátima Campos Ferreira

O Osso de Prata

Andrei Kurkov