Os Poemas de Álvaro Feijó
Obra póstuma, publicada no ano da morte do autor pela coleção Novo Cancioneiro, Os Poemas reúnem a obra completa de Álvaro Feijó.
Incluem Corsário, publicado em 1940, e os inéditos Primeiros Versos e Diário de Bordo. As três obras estabelecem uma continuidade com o lirismo neorromântico e finissecular, na esteira de António Nobre ou Guerra Junqueiro, combinando nas composições coligidas a inspiração tradicional da expressão amorosa e da subjetividade, com preocupações sociais e com a angústia provocada por um contexto histórico marcado pela Guerra Civil de Espanha e pelo início do segundo conflito mundial ("Façam-se os alicerces da cidade do futuro/ nas rotas que a metralhadora vai abrindo!", "Poema", in Corsário). Datando as composições de Primeiros Versos de 1936 a 1940, e os textos de Diário de Bordo essencialmente de 1940, parece que o último volume, embora recorrendo também com frequência à imagética marítima na expressão da situação existencial, está mais próximo da forma e dos conteúdos da poesia neorrealista, nomeadamente na opção por um compromisso com a vida e com a luta e no repúdio do lirismo individualista e inútil: "(...) se cantares a rua, a fome, o sofrimento,/ se abrires os olhos sobre o nosso mundo,/ se conseguires que toda a gente o veja/ e o sinta, e sofra, só de ver sofrer,/ ninguém se lembrará de ti, poeta,/ mas terás feito a tua luta,/ e, nela,/ justificado uma razão de ser." (de Diário de Bordo).
-
PoemaNa evolução da poesia contemporânea portuguesa, o poema viu as suas fronteiras abertas a novas forma...
-
António NobrePoeta português, nascido a 16 de agosto de 1867, no Porto, e falecido a 18 de março de 1900, na mesm...
-
Álvaro FeijóFrequentou a Faculdade de Direito de Coimbra, não tendo concluído os seus estudos, vítima, aos 24 an...
-
Novo CancioneiroColeção poética lançada em Coimbra, em 1941. Considerada um marco na afirmação da estética poética n...
-
Breno AcciolyEscritor brasileiro nascido em 1921, em Santana do Ipanema, Alagoas, e falecido em 1966, no Rio de J
-
Acádia (Acad)Região da antiga Babilónia (atual Sul do Iraque), rival da Suméria, com quem manteve diversos confli
-
Adolescente AgrilhoadoA edição de 1958 de Adolescente Agrilhoado, da autoria de José Marmelo e Silva, próxima da primeira
-
A Musa IrregularA Musa Irregular reúne a obra poética completa do autor, coligindo volumes editados, dispersos e iné
-
AcédiaConvocando tradições culturais diversas, literárias e não literárias, a obra de estreia de Fernando
-
Miscelanea de Garcia de Resende, e variedade de historias, costumes, casos, e cousas / que em seu tempo aconteceramIntegrada na segunda edição do Lyvro das Obras de Garcia de Resende, e escrita provavelmente nos mes