1 min
outsourcing
No âmbito da sua atividade de carácter estratégico ou operacional, as empresas têm necessidade ou interesse em, por vezes, diminuir a complexidade ou a dimensão da sua estrutura em termos de serviços, departamentos, pessoal em serviço, entre outros.
O outsourcing aparece como um dos métodos para ir de encontro aos objetivos mencionados. Paralelamente, este processo pode ser implementado logo no início da atividade da empresa em causa, não implicando nesse caso qualquer impacto do tipo do mencionado.
Genericamente, o outsourcing consiste na aquisição de um determinado serviço a uma fonte ou fornecedor externo. A utilização do outsourcing pode então fazer-se logo numa base inicial ou traduzir em determinados casos a vontade de a empresa ver diminuído o volume de serviços disponibilizado internamente. Nestes casos, o principal objetivo do outsourcing é a redução de determinados custos, com vista em última instância à melhoria dos índices de eficiência e eficácia da empresa. Ao nível dos custos que se quer ver diminuídos, pode dizer-se que o caso mais normal é o dos custos fixos, ou seja, aqueles que são sempre suportados pela empresa, independentemente do seu nível de vendas ou produção. Ainda mais especificamente, o outsourcing pretende em muitos casos possibilitar a diminuição de custos com pessoal, nas situações em que o recurso a entidades externas vai possibilitar uma poupança de recursos.
O tipo de serviços ou atividades passíveis de serem alvo do outsourcing inclui normalmente aqueles ou aquelas que não assumem uma importância estratégica fundamental, não estando ligados designadamente às competências centrais da empresa, que não deverão naturalmente sair da sua esfera de poder. Assim, embora possam muitas vezes ser atividades de suporte para os negócios principais, as atividades envolvidas em processos de outsourcing são normalmente marginais ou acessórias.
Alguns dos casos normais de outsourcing são os relativos a atividades de carácter administrativo, como a contabilidade, ou a nível da distribuição dos produtos transacionados, em que poderá fazer sentido o recurso a entidades especializadas.
O outsourcing aparece como um dos métodos para ir de encontro aos objetivos mencionados. Paralelamente, este processo pode ser implementado logo no início da atividade da empresa em causa, não implicando nesse caso qualquer impacto do tipo do mencionado.
Genericamente, o outsourcing consiste na aquisição de um determinado serviço a uma fonte ou fornecedor externo. A utilização do outsourcing pode então fazer-se logo numa base inicial ou traduzir em determinados casos a vontade de a empresa ver diminuído o volume de serviços disponibilizado internamente. Nestes casos, o principal objetivo do outsourcing é a redução de determinados custos, com vista em última instância à melhoria dos índices de eficiência e eficácia da empresa. Ao nível dos custos que se quer ver diminuídos, pode dizer-se que o caso mais normal é o dos custos fixos, ou seja, aqueles que são sempre suportados pela empresa, independentemente do seu nível de vendas ou produção. Ainda mais especificamente, o outsourcing pretende em muitos casos possibilitar a diminuição de custos com pessoal, nas situações em que o recurso a entidades externas vai possibilitar uma poupança de recursos.
O tipo de serviços ou atividades passíveis de serem alvo do outsourcing inclui normalmente aqueles ou aquelas que não assumem uma importância estratégica fundamental, não estando ligados designadamente às competências centrais da empresa, que não deverão naturalmente sair da sua esfera de poder. Assim, embora possam muitas vezes ser atividades de suporte para os negócios principais, as atividades envolvidas em processos de outsourcing são normalmente marginais ou acessórias.
Alguns dos casos normais de outsourcing são os relativos a atividades de carácter administrativo, como a contabilidade, ou a nível da distribuição dos produtos transacionados, em que poderá fazer sentido o recurso a entidades especializadas.
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – outsourcing na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-11-07 09:51:30]. Disponível em
Outros artigos
-
custos fixosDe entre o conjunto dos custos suportados por uma determinada empresa (custos totais), há uma divisã...
-
economia de direção centralSistema económico que assenta no exercício de todas as decisões de carácter económico por uma única
-
ciclo de vida do produtoUma das preocupações dos responsáveis do marketing (e não só) de uma empresa ou organização é a anál
-
Capitanias DonatoriaisEste sistema institucional foi inicialmente implantado pelos portugueses na ilha da Madeira (dividid
-
ciclo (história)O ciclo é o período ou sucessão de um conjunto de factos no tempo histórico mais curto, determinados
-
cartão de créditoO Diners Club emitiu o primeiro cartão de crédito, em 1950, nos Estados Unidos da América, embora o
-
censosOs documentos que, regra geral, periodicamente apresentam os resultados das recontagens das populaçõ
-
CBDO CBD é a sigla associada à designação anglo-saxónica de Central Business District. Corresponde ao c
-
cash-flowO termo inglês cash-flow tem sido alvo de variadas interpretações, de acordo com o contexto em que s
-
conta-corrente caucionadaA nível da gestão financeira de curto prazo das empresas, que tem como objetivo básico prevenir even
Partilhar
Como referenciar
Porto Editora – outsourcing na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-11-07 09:51:30]. Disponível em