Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes

1 min

Pacific Railway Act
favoritos

Lei aprovada pelo Congresso norte-americano, em 1862, relacionada com a vontade de ampliar a rede ferroviária do país. A responsabilidade da construção das linhas foi entregue, segundo esta Lei, a duas companhias às quais o Congresso garantiu a terra e milhões de dólares em empréstimos do Estado. A Union Pacific deveria construir para oeste a partir de Omaha, e a Central Pacific Railroad, deveria construir para este a partir de Sacramento. Para levar a cabo a dura tarefa de atravessar as Montanhas Rochosas e a Sierra Nevada, as duas companhias tiveram que contratar uma grande quantidade de trabalhadores. A Central Pacific recorreu à mão de obra chinesa. Para a Union Pacific foram contratados milhares de imigrantes europeus. A 10 de maio de 1869 as duas linhas encontravam-se em Promontory, no Utah. A América do Norte tornou-se o primeiro continente a possuir uma ligação ferroviária de costa a costa. Em finais do século os Estados Unidos já tinham cinco linhas transcontinentais. O impacto desta linha a nível mundial refletiu-se no poder que os Estados Unidos agora tinham de exportar uma grande variedade de produtos vindos do interior do país.
Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
Porto Editora – Pacific Railway Act na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2024-09-08 11:11:29]. Disponível em

Morro da Pena Ventosa

Rui Couceiro

Pedra e Sombra

Burhan Sönmez

Geração D

Carlos de Matos Gomes