Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix

Tempo de leitura1 min

padrões culturais
favoritos

No estudo dos factos e traços culturais feito pela escola culturalista americana, procurou-se elaborar uma teoria para estabelecer a relação entre a cultura e a personalidade dos indivíduos que partilhassem essa mesma cultura. Esta preocupação fez com que se valorizasse o conteúdo psicológico da cultura e os processos de transmissão e estruturação dos comportamentos graças à educação. É em consequência desta postura que nasce a noção de modelos ou patterns culturais, e que não são outra coisa senão maneiras próprias e tipificadas de pensar e de agir, próprias de uma determinada cultura.
No seu livro Patterns of culture (1934), Ruth Benedict procura tipificar as diferenças e especificidades culturais, não a partir da presença ou ausência deste ou daquele traço, desta ou daquela instituição, dado que a cultura não é uma série de elementos, mas a partir de orientações convergentes, que penetram as instituições, a vida social e os comportamentos. Mead, por sua vez, estabelece uma ligação entre estes padrões de cultura e as formas de educação.

Partilhar
  • partilhar whatsapp
Como referenciar
padrões culturais na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.pt/artigos/$padroes-culturais [visualizado em 2025-07-15 02:27:59].

Morte nas Caves

Lourenço Seruya

Haiti

João Pedro Marques

Quarenta árvores em discurso directo

António Bagão Félix